Colaboradores do ITP participam do 1º Methodus – Café com Projetos

21/08/2015

Neste mês de agosto, a Universidade Tiradentes, por meio da Diretoria de Inteligência Competitiva, recebeu o renomado palestrante internacional, Maurício Girardello Filho, como forma de comemorar a implantação de um ano do Escritório de Projetos do Grupo Tiradentes. A iniciativa denominada Methodus – Café com Projetos – teve como objetivo discutir o tema gerenciamento de projetos, apresentar a estrutura do Comitê de Projetos e realizar um levantamento das lições aprendidas com a gestão de projetos do Grupo. O evento foi realizado no dia 21.

Na abertura, o diretor de Inteligência Competitiva, professor Domingos Sávio, apresentou a formação e abordou a linha de atuação do Comitê de Projetos do Grupo Tiradentes, que visa colaborar no suporte ao sistema e uso da metodologia. “No planejamento estratégico do Grupo Tiradentes foi identificada a necessidade de criação da área para acompanhar os projetos estratégicos do grupo. O escritório de projetos corporativos define a metodologia, as ferramentas e todo o formato de gestão dos trabalhos para um acompanhamento das etapas desde a iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, até o fechamento”, explica.

Segundo o professor Domingos, com a iniciativa encontra-se a necessidade de capacitar, cada vez mais, os profissionais que estão inseridos no desenvolvimento e na gestão dos projetos da instituição de ensino. “O escritório apresenta-se como um diferencial do Grupo Tiradentes visando o crescimento da empresa e o nível de maturidade que apresenta por entender que, para conseguir seus resultados, precisa de um bom gerenciamento. Estamos utilizando as melhores práticas para maximizar os resultados, dentro dos prazos com o menor custo possível”, declara o diretor.

Na programação do evento, o membro fundador, voluntário e diretor de eventos do Project Management Institute Sergipe – PMI SE, o professor Hiram Costa-Silva fez uma abordagem sobre o gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo, abordando os cenários e as grandes tendências da área. Com mais de nove anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, o profissional é coordenador de Informática do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), onde também auxilia no gerenciamento do Portfólio de Projetos no Núcleo de Projetos do ITP. Colaboradores do Instituto também participaram do “Café com Projetos”, dentre eles o coordenador do escritório de projetos, Cleverton de Santa Rita.

Com mais de 30 anos de experiência em serviços de consultoria e atuação em todas as dimensões de negócios em várias indústrias de varejo, ensino, mineração, siderurgia e produtos de consumo, o professor Maurício Girardello Filho foi convidado para proferir palestra sobre o gerenciamento de projetos em Empresa Familiar. O palestrante também desenvolve projetos específicos para transição de executivos, sucessão familiar e governança corporativa. Atua como Trusted Business Advisor junto a conselhos de administração, acionistas e altos executivos na avaliação de projetos, gestão de negócios e gestão de riscos.

Além das discussões foi apresentada a pesquisa Pulse of the profession, para captar o valor do gerenciamento de projetos, e realizado um levantamento das experiências adquiridas com a gestão e participação em projetos.  (Por Asscom da UNIT)



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...