ITP e IPÊ firmam termo de cooperação técnica, científica e cultural

16/10/2017

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – e os Institutos Paraibanos de Educação – IPÊ –, empresa mantenedora do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê – firmaram termo de cooperação técnica, científica e cultural para a colaboração recíproca em experiências que contribuam para a melhoria do desenvolvimento das instituições. O termo foi assinado na tarde dessa segunda-feira, 9, pelo presidente do ITP, Diego Menezes, o vice-presidente, Jouberto Uchôa de Mendonça Junior, a reitora do Unipê, professora Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca, e a pró-reitora administrativo-financeira, Alzira Matos. 

“Parceria vem sendo pensada há dois anos”, afirma reitora do Unipê

“Essa parceria vem sendo pensada há cerca de dois anos. Nós queríamos criar um instituto de tecnologia e pesquisa no Unipê similar à experiência do ITP. Começamos a conversar e chegamos à conclusão de que poderíamos fazer um acordo em que parte dos projetos desenvolvidos em Sergipe também seria realizada na Paraíba e vice-versa. Acreditamos que esta cooperação será de grande importância, pois ganharemos com a experiência do ITP e ajudaremos a expandir o mercado deles, por meio de novos negócios no estado da Paraíba”, afirma a reitora Ana Flávia da Fonseca.

O termo de cooperação prevê o incentivo, promoção e subsídio de programas e atividades visando a pesquisa, o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social da comunidade regional, especialmente aqueles projetos voltados para a preservação do meio ambiente, desenvolvimento autossustentável e melhoria da qualidade de vida da população. Entre outras finalidades, os dois institutos poderão desenvolver atividades de pesquisas e de estágios, inclusive desempenhando a função de agentes de integração entre alunos, empresas e instituições de ensino; participar de programas de desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; promover cursos de educação profissional e profissionalizantes em todos os níveis de educação; promover ou fomentar atividades empreendedoras e inovadoras.

Uchôa Junior: “É uma forma de unir instituições nordestinas de muito potencial”

“O Unipê é um grande parceiro da Universidade Tiradentes e agora surgiu a oportunidade de estender essa parceria para o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, a partir do estabelecimento de diretrizes por meio das quais será possível compartilhar e desenvolver tecnologias, pesquisas, produção científica, quem sabe até patentes em conjunto. É uma forma de unir instituições nordestinas de muito potencial e aproveitar o que há de melhor em cada uma delas”, avalia o vice-presidente do ITP, Jouberto Uchôa Junior.

Para o presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Diego Menezes, a expectativa é muito positiva. “Estamos há algum tempo dialogando com o Unipê, que também é uma instituição de referência, e o ITP entra na parceria com sua expertise em elaborar e gerir projetos, tendo interlocução com as principais agências de fomento à pesquisa no âmbito nacional e internacional. Certamente, conseguiremos desenvolver projetos colaborativos em várias áreas do conhecimento, que trarão indicadores acadêmicos, tecnológicos e também culturais”, comenta.

Diego Menezes: “ITP entra na parceria com sua expertise em elaborar e gerir projetos”

O primeiro passo da parceria já foi dado. “Inicialmente montamos um grupo de trabalho, convidamos a professora Edna Aragão, uma das inventoras do Ziclague, medicamento que lançamos em fevereiro, e agora estamos testando em outros modelos de doenças para amplificar a utilização clínica deste medicamento inovador. Este será o primeiro trabalho em colaboração com o Unipê”, comenta Diego Menezes.



Veja Mais

ITP faz homenagem a pesquisador que receberá prêmio do Ministério dos Direitos Humanos

ITP faz homenagem a pesquisador que receberá prêmio do Ministério dos Direitos Humanos

13/11/2018 - Uma atuação relevante para a promoção de direitos em âmbito local, regional e nacional. Este foi o motivo ...

20ª Semana de Pesquisa da Unit acontece até 26 de outubro

20ª Semana de Pesquisa da Unit acontece até 26 de outubro

24/10/2018 - Em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em todo o país pelo Ministério da Ciê...

FAPITEC/SE aprova projetos de pesquisadores do ITP para as regiões do Alto Sertão e do Baixo São Francisco sergipano

FAPITEC/SE aprova projetos de pesquisadores do ITP para as regiões do Alto Sertão e do Baixo São Francisco sergipano

22/10/2018 - Promover o desenvolvimento das áreas estratégicas do Alto Sertão e do Baixo São Francisco sergipano por meio do ...

Pesquisadores do ITP que trabalham com patrimônio genético têm que fazer cadastro no SisGen até 05 de novembro

Pesquisadores do ITP que trabalham com patrimônio genético têm que fazer cadastro no SisGen até 05 de novembro

10/10/2018 - Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – que utilizam patrimônio genético brasileiro nos trab...