COLACRO 2019 é iniciado

16/07/2019

Cerca de 400 pessoas estão participando ativamente da programação do XVII Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas – COLACRO 2019, que acontece em Aracaju, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, até a próxima sexta-feira, 19 de julho. “Reunimos os mais renomados pesquisadores da área de cromatografia, tanto nacional quanto internacional, e conseguimos montar um programa científico do mais alto nível. Por isso, o conselho que damos aos participantes é que aproveitem, ao máximo, tudo o que for debatido nestes dias de COLACRO”, declarou a Dra. Elina Bastos Caramão, pesquisadora do ITP e presidente do comitê local do evento.

Ao longo de 34 anos de existência esta é a primeira vez que o congresso ocorre em uma cidade do Nordeste do Brasil. A última edição (2016) foi realizada em Portugal e o sucesso do evento marcou, positivamente, outra mudança histórica do COLACRO: a de levar as discussões sobre cromatografia para um país fora do “bloco” da América Latina.

A manhã da última segunda-feira (15/07) foi marcada pela entrega de duas medalhas: a CIOLA 2019 e a COLACRO. A primeira foi concedida ao Prof. Dr. Fábio Augusto, da UNICAMP, em reconhecimento pelo desenvolvimento e disseminação da cromatografia no Brasil e pelas excelentes contribuições para a ciência. Esta medalha já foi concedida a outros cientistas brasileiros e tem o sobrenome da primeira pessoa a projetar e construir, comercialmente, cromatógrafos na América Latina: Remolo Ciola, ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Dr. Philip Marriot recebe a medalha COLACRO

A segunda medalha, que tem o nome do evento, foi entregue pela Dra. Elina Caramão ao Prof. Dr. Philip Marriott (Austrália) pela expressiva participação no desenvolvimento da cromatografia no Brasil e na América Latina. “Sinto-me muito honrada em poder, em nome de toda a comissão organizadora do COLACRO, entregar esta homenagem para alguém que muito colabora para a nossa área”, declarou a pesquisadora. O presidente do ITP e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Dr. Diego Menezes, fez questão de parabenizar toda a equipe organizadora do Congresso pelo empenho em trazê-lo para Sergipe, pois, além das discussões científicas de alto nível que estão ocorrendo, o evento é a oportunidade de fazer com que o Estado seja conhecido no cenário nacional e internacional.

Para o professor Jouberto Uchôa, a realização de tão importante evento em Aracaju, ainda mais nas dependências da Unit é algo que o deixa feliz, principalmente porque a Universidade Tiradentes é uma instituição que valoriza a pesquisa científica, tecnológica e a inovação, pois, é através delas que o desenvolvimento do país pode ser impulsionado. “Os senhores estão reunidos aqui para contribuir para a melhoria do mundo, assim como nós, da Unit, fazemos. Vencemos fronteiras quando o assunto é conhecimento, por isso, instalamos uma unidade em Boston, nos Estados Unidos, e temos convênio com mais de 60 universidades em 17 países, porque o nosso compromisso é com a qualidade da educação que fornecemos”, declarou o presidente do Conselho Curador do ITP.

A conferência de abertura oficial do congresso foi realizada na manhã da segunda-feira pelo Dr. Philip Marriott, que falou sobre “Is portable GC-MS a suitable technology for bio-prospecting in a natural-product-rich emerging economy? Em seguida ocorreram as plenárias com os Drs. Milton Lee (USA) e Fernando Mauro Lanças, da USP. Concomitante ao COLACRO estão sendo realizados o Simpósio Nacional de Cromatografia (SIMCRO 2019) e o Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras (WARPA 2019). As principais empresas do setor também estão no evento apresentando seminários e os novos produtos da área disponibilizados no mercado mundial. O COLACRO 2019 foi organizado pelas Universidades Tiradentes, Federal de Sergipe e Federal do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Instituto Internacional de Cromatografia e da Associação Brasileira de Engenharia Química.



Veja Mais

Aracaju terá núcleo operacional de qualificação para exportação

Aracaju terá núcleo operacional de qualificação para exportação

11/10/2019 - Os empresários sergipanos que têm como objetivo exportar os produtos comercializados, mas, ainda não sabem como este des...

Empresas inclusivas apresentam melhores resultados, afirma CEO da GE em palestra em Aracaju

Empresas inclusivas apresentam melhores resultados, afirma CEO da GE em palestra em Aracaju

19/09/2019 - Por Andréa Moura “Diversidade é convidar para a festa. Inclusão é chamar para dançar”. Foi c...

Gerente de indústria alemã visita o ITP

Gerente de indústria alemã visita o ITP

06/09/2019 - O gerente de P&D da empresa alemã Carl Zeiss, o Dr. Edson Costa Santos, esteve no final da tarde da última quinta-feira, 6...

ITP e Sergipetec firmam acordo de cooperação para desenvolvimento da P&D,I

ITP e Sergipetec firmam acordo de cooperação para desenvolvimento da P&D,I

20/08/2019 - Apoiar a divulgação dos resultados dos estudos e pesquisas realizados no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), e disponibi...