ITP e Sergipetec firmam acordo de cooperação para desenvolvimento da P&D,I

20/08/2019
Da esquerda para a direita: Brenno Barreto, Professor Uchôa e Dr. Diego Menezes
Da esquerda para a direita: Brenno Barreto, Professor Uchôa e Dr. Diego Menezes

Apoiar a divulgação dos resultados dos estudos e pesquisas realizados no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), e disponibilizar para empreendedores oportunidades de negócios para desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Este é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o ITP e o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), em solenidade realizada no dia 16 de agosto, na reitoria da Universidade Tiradentes (Unit). O evento contou com a presença do Presidente do Conselho Curador do ITP e reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça; do presidente do ITP, Dr. Diego Menezes; do diretor-presidente do Sergipetec, Brenno Barreto, de assessores da instituição e, também, com o pesquisador do Instituto, o Dr. Cristiano Ferronato.

Pelo acordo firmado, que terá duração de três anos e poderá ser prorrogado por igual período, caberá às partes: divulgar as oportunidades tecnológicas existentes no ITP; apoiar ações de aproximação entre os atores do Estado (empresas, governo e academia); dar sustentação à realização de encontros entre empresários-academia; apoiar a realização de capacitação para incubadoras, parques tecnológicos e de empresários para a inovação; bem como, na sensibilização da sociedade quanto a importância da inovação.

“Já existem outras parcerias entre essas instituições e todas com o objetivo comum, que é o de fazer com que a população seja beneficiada com o resultado das ações que desenvolvemos. Ademais, o ITP, que atua, também, como um elo entre nós e a sociedade, está bem perto do Sergipetec através do Conselho Administrativo do órgão, onde possui cadeira e, desta forma, nos ajuda a tomar as decisões de forma democrática”, comentou Brenno Barreto, adiantando que novos encontros serão marcados para que as atuações desta parceria sejam desenhadas em conjunto.

ACT COM A UNIT

Na oportunidade, também foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre o Sergipetec e a Unit renovando, por mais quatro anos, a parceria que tem proporcionado aos alunos e jovens atendidos pelo Parque Tecnológico do Estado participarem de oficinas de alfabetização informacional e letramento multimidiático, leitura crítica, produção de narrativas midiáticas e uso seguro da internet. As atividades são desenvolvidas junto com os bolsistas do Núcleo de Criatividade, Tecnologias & Inovação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit, e conta com a presença dos pesquisadores do ITP, os doutores Cristiano Ferronato e Cristiane Porto. O projeto que está em andamento é financiado pela Fapitec/SE.

“Atualmente são atendidas crianças e jovens, com até 20 anos de idade, oriundos de escola pública e residentes na comunidade do entorno do Sergipetec, pois, é uma área que tem problemas de desenvolvimento social, econômico e educacional. A ideia é conseguir levar esse projeto de utilização das novas tecnologias e da inovação para a melhoria dos índices de alfabetização para outras localidades, para outros municípios, pois, Sergipe, quando comparado a outros estados possui baixa taxa de alfabetização, mesmo sendo tão pequeno territorialmente falando”, comentou o Dr. Cristiano Ferronato.

“Nosso objetivo é o crescimento do Estado, é atuar em prol de Sergipe, por isso, iremos desenvolver, no âmbito dessa parceria, ações conjuntas que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico de Sergipe frente aos serviços, produtos e patentes contidos nos portfólios de cada uma das instituições participantes”, declarou o presidente do ITP e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Dr. Diego Menezes.



Veja Mais

Instituto Serrapilheira lança terceiro edital do ano para financiamento de projetos

Instituto Serrapilheira lança terceiro edital do ano para financiamento de projetos

12/11/2019 - Pesquisadores que atuam nas áreas de ciências naturais, matemática e ciência da computação poder&ati...

ITP possui um dos melhores e mais completos Microscópios de Força Atômica da América Latina

ITP possui um dos melhores e mais completos Microscópios de Força Atômica da América Latina

11/11/2019 - Realizar a leitura, com o máximo de precisão, de superfícies de materiais cristalinos, amorfos, condutivos ou nã...

Aracaju terá núcleo operacional de qualificação para exportação

Aracaju terá núcleo operacional de qualificação para exportação

11/10/2019 - Os empresários sergipanos que têm como objetivo exportar os produtos comercializados, mas, ainda não sabem como este des...

Empresas inclusivas apresentam melhores resultados, afirma CEO da GE em palestra em Aracaju

Empresas inclusivas apresentam melhores resultados, afirma CEO da GE em palestra em Aracaju

19/09/2019 - Por Andréa Moura “Diversidade é convidar para a festa. Inclusão é chamar para dançar”. Foi c...