Fundações de pesquisa do Brasil participarão de Fórum em Aracaju

15/05/2017

Com objetivo de discutir temas importantes relacionados à ciência no Brasil, Aracaju receberá o Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). O Fórum reunirá todas as Fundações de Pesquisa do país nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Real Classic.

A abertura do evento acontecerá no dia 18, as 9h30, e reunirá as principais agências de fomento à pesquisa do país. Na abertura acontecerá a palestra do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMPRAPII), Jorge Almeida Guimarães, sobre ‘Inovação Tecnológica’. A meta é estabelecer uma parceria entre a EMPRAPI e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), para a instalação de uma unidade no Estado.

O presidente da Fapitec/SE, José Heriberto Pinheiro, destacou a importância da mesa-redonda que vai acontecer com a EMBRAPII e as Fundações de Pesquisa. “A EMPRAPII tem a missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica para a execução de projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. Nós vamos batalhar para trazer uma unidade para Sergipe”.

Ainda segundo o presidente José Heriberto, temas importantes sobre a ciência no Brasil serão discutidos durante os dias de evento. O Fórum Confap Sergipe conta com o apoio do Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Fecomércio.

Palestras

Durante Fórum ocorrerá uma mesa redonda com as agências de fomento à pesquisa, a EMBRAPII e FINEP; o lançamento de Editais de Cooperação com a França; uma palestra sobre a visão empreendedora com inovação tecnológica: políticas públicas do BNB e uma mesa-redonda sobre a evolução da ciência e tecnologia ao longo dos últimos 10 anos. Apenas a palestra de abertura com o presidente da EMBRAPII será aberta ao público, as demais serão transmitidas online pelos canais da Fapitec/SE.

Sobre o Confap

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal. Além disso, o Confap participa de todos os conselhos deliberativos ligados à política de ciência no Brasil e possui uma rede de parceiros importantes, estabelecida com agências federais e organismos internacionais. (Fonte: Ascom Fapitec/SE)



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...