Pesquisas do ITP ganham destaque em congressos internacionais

09/01/2017

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial pela Universidade Tiradentes, Camila Gomes Dantas, que está sendo orientada pelos pesquisadores do Laboratório de Nanotecnologia e Nanomedicina do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (LNMed/ITP), os professores doutores Luiz Pereira da Costa e Francine Ferreira esteve em Buenos Aires/Argentina, fazendo parte de um grupo de pesquisa direcionado para a investigação de mecanismos moleculares envolvidos nas discinesias induzidas por levodopa. Esses estudos estão sob a coordenação do argentino Dr. Oscar Gershanick. O controle destas discinesias é um dos principais desafios enfrentados pela comunidade científica interessada na doença de Parkinson.

Este intercâmbio está intimamente ligado à tese que Camila Dantas vem desenvolvendo no Brasil, já que o tema do doutorado dela está voltado para a doença de Parkinson e nanotecnologia. Na Argentina, os estudos de Camila Dantas foram orientados pelo Dr. Juan Ferrario, do Laboratório de Parkinson Experimental do Instituto de Investigaciones Farmacológicas da Universidad de Buenos Aires (ININFA-CONICET-UBA). A estada da doutoranda brasileira foi financiada pela Organização Internacional para Pesquisa em Neurociência (International Brain Research Organization – IBRO).

Camila Dantas participou e foi contemplada em duas seleções da IBRO: uma para a aplicação IBRO/Latin America Regional Committee (LARC) Short Stay 2016 Funding Program, no qual foram submetidos, avaliados e aprovados um projeto de pesquisa e outras documentações referentes ao processo seletivo para estada/visita (numa duração de quatro meses) a um laboratório na América Latina. A outra foi para a IBRO/LARC Travel Grants 2016 Application, na qual a doutoranda foi contemplada com uma bolsa de viagem para participar do II Congresso da Federação Latino-Americana e Caribenha de Neurociências (FALAN), ocorrido no período de 17 a 20 de outubro, em Buenos Aires, onde ela apresentou dois trabalhos desenvolvidos no ITP.

Os trabalhos apresentados foram: “Neuroprotective effect of Africanized bee (Apis mellifera) venom on the neuronal death induced by 6-hydroxydopamine”, que envolve os professores doutores Margarete Zanardo (LMPE/ITP) e Luiz Pereira (LNMed/ITP) e “Correlation of spasticity with functionality of espásticos individuals after physiotherapy treatment associated with the medicine Ziclague”, cuja pesquisadora responsável pelo estudo é a professora doutora Edna Aragão (LPN/ITP).

Para a doutoranda, esse intercâmbio é uma excelente oportunidade de crescimento tanto na formação acadêmica quanto na profissional, pois possibilitou conhecer e vivenciar a realidade da pesquisa em outro país e identificar as técnicas e novas tecnologias que podem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no ITP, onde Camila Dantas realiza os experimentos.

“Acredito, ainda, que para o instituto, o processo de internacionalização de doutorandos contribui para o fortalecimento dos grupos de pesquisa envolvidos e para a difusão e visibilidade dos trabalhos que são realizados através da parceria entre a Universidade Tiradentes e o ITP, por meio da participação em importantes eventos internacionais. Ademais, é uma oportunidade para ressaltar, no cenário mundial, a qualidade das pesquisas realizadas em Sergipe”, declarou.

Camila Dantas sabe que muitos contribuíram para este momento, como os atuais orientadores, especialmente Dr. Luiz Pereira da Costa; a também pesquisadora do ITP, a Dra. Margarete Zanardo Gomes, do Laboratório de Morfologia e Patologia Estrutural (LMPE/ ITP), que foi a orientadora da dissertação de mestrado de Camila e, segundo ela, importante colaboradora da tese de doutorado, principalmente devido ao apoio dado neste processo de internacionalização.

“Agradeço ainda ao Dr. Juan Ferrario, ao Dr. Oscar Gershanick e a todo o grupo de pesquisa dele pela receptividade, aprendizado de novas técnicas e conhecimentos compartilhados. Mas, meu agradecimento maior é a Deus por ter me dado esta oportunidade”, finalizou.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...