Pesquisas desenvolvidas no ITP são vencedoras do Prêmio João Ribeiro de divulgação científica da FAPITEC

24/10/2016

Na noite da última quinta-feira, dia de 20 de outubro, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) foi novamente destaque durante a entrega do Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica promovido pela FAPITEC/SE, pois duas pesquisas desenvolvidas na instituição foram vencedoras na categoria Científica – Pesquisador Júnior, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, e Ciências da Vida. A premiação aconteceu no auditório do Museu da Gente Sergipana, e dentre as autoridades presentes estavam a direção da FAPITEC/SE e o presidente do ITP, o Dr. Diego Menezes, que na ocasião também esteve representando o Magnífico Reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

O artigo “Selective Partition of Caffeine from Coffee Bean and Guaraná Seed Extracts using Alcohol-Salt Aqueous Two-Phase Systems. Separation Science and Technology (Print)” do Dr. Igor Adriano Oliveira Reis, sobre o trabalho desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Alimentos do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (LPA/ITP) para o doutorado em Engenharia de Processos, sob a orientação dos professores doutores e pesquisadores do ITP, Álvaro Silva Lima e Cleide Mara Faria Soares, foi o vencedor da área Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Egresso da Unit, o Dr. Igor Adriano foi aluno do Programa de Engenharia de Processos, o primeiro a defender uma tese de doutorado na instituição. Embora atualmente ele seja professor do IFS/SE, continua, de acordo com o Prof. Dr. Álvaro Lima, desenvolvendo trabalhos em parceria com os pesquisadores do LPA, a exemplo dos professores doutores Ranyere Lucena e Cleide Mara.

“Com esta nova premiação o LPA consegue, por cinco anos consecutivos, ser vencedor do prêmio FAPITEC. Trabalhos desenvolvidos pela equipe LPA/ITP já foram vencedores nas áreas de Tecnologias Sociais, duas vezes como Pesquisador Sênior e três na categoria Jovem Pesquisador”, declarou o pesquisador Dr. Álvaro Lima. Para Igor Adriano o prêmio FAPITEC é importante para qualquer pesquisador, pois sinaliza que o trabalho desenvolvido possui importância não só para a academia, mas também para a sociedade. E falando em reconhecimento, ele relembrou o quanto o ITP foi importante para o doutoramento dele. “O instituto me deu suporte em tudo. Lá no LPA, sob a orientação do professor doutor Álvaro Lima, eu tinha o material e os equipamentos necessários para a realização dos trabalhos. Sem dúvida que a estrutura oferecida pelo ITP foi o que me possibilitou finalizar o doutorado num período muito curto, em dois anos e seis meses”, declarou o premiado.

MAIS RECONHECIMENTO

Já o artigo de Daniela Droppa Almeida, “Recombinant CP40 from Corynebacterium pseudotuberculosis confers protection in mice after challenge with a virulent strain.Vaccine” fruto das pesquisas realizadas no Laboratório de Biomateriais do ITP (LBMAT/ITP) para o mestrado em Biotecnologia Industrial, sob a orientação das professoras doutoras e pesquisadoras Dra. Francine Padilha e Dra. Isabel Lima-Verde, foi o primeiro colocado na área Ciências da Vida.

 

O projeto de mestrado de Daniela Droppa foi realizado no período de 2011 a 2013 e tinha como objetivo o desenvolvimento de uma vacina recombinante contra a Linfadenite caseosa, mais conhecida como “mal do caroço”, doença infecto-contagiosa que atinge principalmente ovinos e caprinos, mas pode acometer outros mamíferos, inclusive o ser humano, por isso, já é considerada uma zoonose. “Foi uma surpresa muito boa, mas, principalmente, o coroamento de anos de dedicação”, comentou a doutoranda.

 Os estudos para uma vacina ainda mais eficiente na prevenção da Linfadenite caseosa continuam, e agora vão compor a tese de doutorado de Daniela Droppa, que participou pela primeira vez do Prêmio FAPITEC. “A pesquisa está indo muito bem. Agora, para o doutorado, estamos trabalhando com outras metodologias para melhorar ainda mais a resposta imunológica da vacina”. Daniela Droppa é egressa da graduação da Unit, e agora doutoranda em Biotecnologia Industrial pela instituição com bolsa fornecida pela CAPES.

“Esta premiação foi mais que merecida devido ao esforço de toda a equipe, que trabalhou junta para a realização da pesquisa. Receber o prêmio FAPITEC nos traz mais estímulo para continuar os estudos na área, já que a Linfadenite caseosa é uma doença que acomete os rebanhos caprinos e ovinos em vários locais do mundo, além de Sergipe”, declarou a pesquisadora do ITP, a Profa. Dra. Isabel Lima Verde. Para o Prof. Dr. Diego Menezes, ter, entre os premiados, trabalhos desenvolvidos na Universidade Tiradentes e no Instituto de Pesquisa e Tecnologia por professores e alunos das duas instituições é motivo de grande honra, pois é um reconhecimento do compromisso das instituições em formar pessoas através da geração do conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisas de ponta, que visam sempre um bem maior, que é o bem-estar da sociedade. “A Unit e o ITP trabalham convergindo esforços, pois estamos sempre atentos às necessidades sociais e acompanhando as inovações, tanto tecnológicas quanto sociais, porque temos na necessidade do outro o principal motivo do nosso trabalho”, declarou o presidente do ITP.

 



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...