Pesquisadora do ITP lança livro durante Simpósio Internacional

10/10/2016

A Prof. Dra. Cristiane de Magalhães Porto, Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, lançou durante o mês de setembro do corrente ano mais um livro, desta vez, em parceria com o aluno de doutorado em Educação e orientando dela, o Me. Kaio Eduardo de Jesus Oliveira. “Educação e teoria Ator-Rede: fluxos heterogêneos e conexões híbridas” foi lançado durante o 7° Simpósio Internacional de Educação e Comunicação da Universidade Tiradentes (Simeduc/Unit). O evento foi realizado no período de 14 a 16 de setembro.

A pesquisadora explica que o livro é autoral e foi originado da dissertação de mestrado do Kaio Eduardo, trazendo para o público a Teoria Ator-Rede aplicada à Educação, de autoria do pesquisador francês Bruno Latour. De acordo com Kaio Eduardo, o argumento defendido é de que o processo educacional ocorre em todas as camadas da rede que está ao redor do sujeito/objeto. Portanto, o ator pode ser qualquer coisa, instituição, norma ou até mesmo os recursos tecnológicos da atualidade, como o smartphone.

“O livro é, também, uma pesquisa etnográfica que trabalha com a cartografia de controvérsias, que é uma metodologia do Latour. Nossa obra aborda algo sobre o qual ainda há pouca literatura no Brasil. Devido à complexidade da Teoria, Bruno Latour é muito falado e pouco estudado, por isto, o livro traz a teoria de maneira mais didática, mais fácil de ser entendida por aquele leitor que ainda não tem tanta profundidade nos conceitos do antropólogo. Numa explicação mais simples, o objetivo do livro é mostrar como as pessoas e coisas interagem”, explicou a Profa. Dra. Cristiane Porto.

7° SIMEDUC

A edição 2016 do Simpósio de Educação e Comunicação, que contou com o apoio do ITP tratou, dentre outros assuntos relacionados ao tema, sobre a criatividade e inovação no processo ensino aprendizagem. De acordo com o Prof. Dr. Ronaldo Linhares, coordenador do evento, o País está passando por uma crise econômica e política. Nesta, a educação é um elemento fundamental para resolver não somente as questões desta crise, mas para apresentar soluções criativas para um desenvolvimento prolongado.

“A relação da educação com a inovação e as novas tecnologias é muito pertinente e atual. Como trazer as tecnologias para a sala de aula de uma forma criativa e inovadora e que contribua, efetivamente, para o aprendizado dos alunos foi um tema que caiu bem para o momento”, observou o coordenador do simpósio. Um dos conferencistas internacionais foi o Catedrático e Reitor Emérito da Universidade de Lisboa, o Prof. Dr. António Sampaio da Nóvoa, que palestrou sobre “Criatividade e Inovação na formação de professores”. Para ele, a tecnologia não atrapalha, pois é uma ferramenta de trabalho, cabendo ao professor saber o que quer dela e como esta pode ajudar para produzir a pedagogia desejada, a fazer a escola e o tipo de educação almejados.

“Portanto, o nosso problema hoje na educação é fazer uma escola onde todas as crianças aprendam, mas cada uma à sua maneira, de forma individualizada, adaptada à medida das necessidades que possui. Uma escola para todos, mas onde cada um aprenda à sua maneira é provavelmente um sonho que as tecnologias nos permitem agora concretizar”, declarou.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...