Diretoria de farmacêutica paulista vem a Sergipe para conhecer Patentes depositadas pelo ITP e UNIT

07/06/2016

Uma das fases importantes de qualquer relacionamento é aquela quando os interessados começam a estreitar o contato com o objetivo de se conhecerem melhor. E é justamente essa fase de “namoro” que estão vivendo o Instituto de Tecnologia e Pesquisa e a indústria farmacêutica TheraSkin – Harmonia na pele, com sede em São Bernardo do Campo, interior paulista. Recentemente, membros dirigentes da empresa vieram a Sergipe para conhecer o ITP e foram recepcionados pelo Diretor-Presidente do instituto, o Dr. Diego Menezes, que esteve acompanhado dos pesquisadores do ITP, os Professores Doutores Francine Padilha e Ricardo Cavalcanti; da gestora da Incubadora de Empresas (I-TEC) Thyara Merlo e da responsável pelo setor de patentes da Incubadora, Ila Natielle Neves; e da diretora de Pesquisa da Unit, a pesquisadora e Profa. Dra. Juliana Cordeiro.

O relacionamento entre o instituto e a TheraSkin foi iniciado por causa de uma pesquisa coordenada pela Profa. Dra. Juliana Cordeiro: a fabricação de um protetor solar à base de própolis vermelha. A matéria sobre o assunto foi publicada no site e no facebook do ITP (www.itp.org.br ), e ganhou repercussão nacional, despertando, assim, o interesse da farmacêutica (leia a matéria acessando o link http://www.itp.org.br/propolis-vermelha-vai-ser-a-principal-substancia-de-protetor-solar-desenvolvido-por-pesquisadores-do-itp/).

O primeiro encontro entre a pesquisadora e membros da indústria aconteceu em janeiro deste ano, em São Paulo, poucos dias após a veiculação da matéria. O segundo encontro ocorreu no final do mês de abril, quando o grupo veio a Sergipe para conhecer mais detalhes da pesquisa, outras patentes que podem ser trabalhadas em conjunto pela TheraSkin e ITP, e a estrutura do instituto.

Para Simone Tiossi, diretora de Operações e Inovação da farmacêutica, a vinda a Sergipe foi muito positiva, pois até o momento da reunião existia uma ideia superficial sobre as possibilidades que poderiam ser trabalhadas em conjunto. “Ter esse contato com os pesquisadores, conhecer as patentes de forma mais detalhada e poder visitar o instituto, enfim, estreitar esse relacionamento foi muito importante para podermos iniciar um caminho promissor”, comentou Simone Tiossi. Ela disse ainda que, embora o motivo da visita tenha sido a pesquisa sobre a formulação fotoprotetora à base de própolis vermelha, outros projetos de pesquisa apresentados despertaram o interesse do grupo e poderão gerar novas parcerias.

“É muito cedo para afirmar, mas vários insights surgiram durante as apresentações dos pesquisadores, pois alguns projetos que estão em desenvolvimento fazem alusão ao que desempenhamos. Lógico que precisaremos fazer estudos junto aos médicos e também analisar a questão mercadológica, mas vimos coisas bem interessantes e que estão alinhadas a nossa estratégia de atuação. Confesso que fiquei muito surpreso, positivamente falando”, declarou Deli Brito de Oliveira, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da TheraSkin.

No mercado desde 1935, a TheraSkin – Harmonia na Pele é uma empresa que surgiu com outro nome: Novaquímica. Com foco na área dermatológica é considerada uma empresa top one em prescrição dos medicamentos e produtos dermocosméticos que fabrica. A nomenclatura atual foi adotada em 2012, mas, ao longo das oito décadas de atuação esta foi a primeira vez, de acordo com Simone Tiossi, que a empresa firma parceria com uma instituição sergipana.

NOVOS HORIZONTES

“Todo mundo sempre busca as universidades e institutos do sul e sudeste do país, e quando surgiu essa oportunidade decidimos aproveitar para conhecer outros pesquisadores, outras realidades, sair um pouco do bairrismo. Atuamos com produtos inovadores e vimos isso aqui, o que nos deixou ainda mais felizes”, frisou a diretora de Operações e Inovação da farmacêutica. Para a Profa. Dra. Juliana Cordeiro essa interação entre a academia e o mercado é muito valiosa. Ela destacou que relacionamentos como o que está sendo costurado entre o ITP e a TheraSkin são fundamentais para o desenvolvimento do país, pois fazem com que a pesquisa desenvolvida nas instituições saia dos muros das universidades e sejam traduzidas em bem-estar para a sociedade.

O Diretor-presidente do ITP, o Dr. Diego Menezes avaliou a reunião como muito positiva, pois foi iniciado um diálogo muito profícuo que, certamente, vai gerar bons resultados científicos. “Está como uma das principais missões desta gestão o incentivo à inovação. Iremos fortalecer o nosso Núcleo de Inovação Tecnológica para que possa atender com mais celeridade as demandas dos nossos pesquisadores, que são bem produtivos, criativos e inovadores”, ressaltou.

Dr. Diego Menezes afirma que um dos projetos que está em fase de elaboração é um portfólio comercial para divulgação das mais de três dezenas de patentes que o ITP possui atualmente. “Ao chegar ao ITP percebi que as patentes protegidas pelo instituto possuem grande potencial mercadológico, e não podemos deixá-las apenas nos arquivos do INPI, mas sim buscar parceiros, como a TheraSkin, para colocar à disposição da sociedade o conhecimento em forma de produtos. É um caminho laborioso e que poucas instituições no Brasil fazem, mas o ITP, em parceria com a Universidade Tiradentes investirão esforços para trilha-lo”, declarou.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...