CNPQ atesta qualidade da pesquisa realizada no ITP e na Unit e renova bolsas de pesquisadores

24/02/2016
CNPQ atesta qualidade da pesquisa realizada no ITP e na Unit e renova bolsas de pesquisadores
CNPQ atesta qualidade da pesquisa realizada no ITP e na Unit e renova bolsas de pesquisadores

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e professores da Universidade Tiradentes (Unit), Álvaro Silva Lima, Cleide Mara Soares, Elton Franceschi, Giancarlo Richard Salazar Banda, Francine Ferreira Padilha, Katlin Ivon Barrios Eguiluz, Renan Tavares Figueiredo, Ricardo Luiz Cavalcanti, e a professora Ester Fraga Vilas-Boas de Carvalho tiveram as bolsas de Produtividade e de Desenvolvimento Tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) renovadas, conforme edital publicado este mês de fevereiro.

Além da renovação houve a mudança de nível dos pesquisadores Álvaro Lima e Ricardo Cavalcanti, que agora são Pesquisadores 1D do CNPq (PQ 1D).  Em 2015 os pesquisadores Cláudio Dariva e César Costapinto Santana também subiram de nível, passando para pesquisador 1C e Sênior, respectivamente, como informou a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Processos da Unit (PEP), Eliane Bezerra Cavalcanti.

Ela fez questão de frisar que 50% do corpo docente do PEP são bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPQ, e que eles estão entre os mais destacados nacionalmente na área de Engenharia II, que compreende os cursos de pós-graduação em engenharias Química, Nuclear e de Produção. Das 168 bolsas de Produtividade em Pesquisa, e em Desenvolvimento Tecnológico fornecidas nacionalmente pelo CNPq para a Engenharia II, oito estão no ITP/Unit.

Para que a importância dessa informação fique ainda mais clara é necessário explicar, sobre este processo de renovação de bolsas, que: nacionalmente existem dois bolsistas sênior em Produtividade em Pesquisa nesta área, e um deles é o Prof. Dr. César Costapinto Santana. Dos doze pesquisadores 1C no país, um deles é o Prof. Dr. Cláudio Dariva; entre os 30 níveis 1D está o Prof. Dr. Álvaro Silva Lima; e dentre os 103 pesquisadores nível 2 do CNPq na Engenharia II no Brasil, dois são do ITP/Unit, os Professores doutores Elton Franceschi e Giancarlo Richard Salazar Banda.

Já entre os bolsistas em Desenvolvimento Tecnológico os destaques deste edital vão para os professores/pesquisadores DT-2 Cleide Mara Faria Soares (está entre os 56 nacionais na área de Desenvolvimento Sustentável); Katlin Ivon Barrios Eguiluz (entre os 154 bolsistas nacionais na área de Tecnologias Industriais) e Renan Tavares Figueiredo (entre os 51 da área de Energia). “Esses números representam muito não só para o ITP ou para a Unit, mas para o estado de Sergipe, pois é o reconhecimento, nacional e internacional, da qualidade dos trabalhos desenvolvidos na instituição e que são feitos pensando no bem-estar da população e melhoria da sociedade”, declarou a Prof. Dra. Eliane Cavalcanti.

Dra. Eliane Cavalcanti

Ela frisou ainda que para chegar a esse nível os pesquisadores, além de desenvolverem o projeto aprovado pelo CNPq, também realizam pesquisas, desenvolvem patentes, produção de artigos e de formação de recursos humanos, pois tudo isso fará parte da avaliação do curriculum para renovação da bolsa ou mudança de nível, que acontece a cada três anos.

“Não é nada fácil. Imagine que só da Engenharia II, no Brasil, são 83 cursos de Pós-graduação e que cada um deles, tem, no mínimo, 20 professores. Perceba a quantidade de pessoas disputando um número limitado de bolsas. Lógico que tem de ser muito bom para conseguir os resultados obtidos. Então, não falo agora somente pelo PEP, mas enquanto integrante do ITP e da Unit: nossos pesquisadores são excelentes e com trabalhos reconhecidos além das fronteiras do nosso país”, declarou Eliane Cavalcanti.

Em Sergipe, de acordo com o mapa de atuação do CNPq, existem 103 bolsistas de Produtividade em Pesquisa e Tecnologia nos municípios de Aracaju, São Cristóvão e Santa Luzia do Itanhy. Deste total, 16 estão na capital e destes, 13 são do ITP e da Unit. Outra informação que atesta a alta qualidade dos pesquisadores da instituição, segundo a coordenadora do PEP, é a qualidade da produção científica, a grande maioria dos artigos publicados pelos pesquisadores da Casa está estratificada no Qualis A1. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...