Professora Menga Ludke profere aula inaugural do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIT

25/01/2016
Professora Menga Ludke profere aula inaugural do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIT
Professora Menga Ludke profere aula inaugural do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIT

A pesquisa qualitativa em Educação no Brasil, esse vai ser o assunto norteador da palestra que a Professora Doutora em Sociologia e docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Menga Ludke, vai proferir na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, durante a aula inaugural do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes. Este será um dos compromissos a serem cumpridos no Brasil antes do embarque de Menga para Londres, no mês de março, em virtude da aprovação para um ano na Cátedra na Anísio Teixeira. A aula será na sala 4, bloco F, da Unit Campus Farolândia, às 16h.

A vinda da pesquisadora, que é uma referência internacional quando o assunto é avaliação de pesquisa qualitativa, foi intermediada pelos Professores Ronaldo Linhares, doutor em Ciência da Comunicação e um dos docentes do PPED, e Cristiano Ferronato, Coordenador do PPED. Segundo Ronaldo Linhares, Menga Ludke “é referência neste assunto, possui alguns livros publicados e que são muito utilizados por quem trabalha na área. A professora Menga Ludke participou do sexto Simpósio Internacional em Educação e Comunicação aqui da Unit, em novembro do ano passado, e foi naquela época que fizemos o convite para um retorno. Ficamos felizes por ela ter aceitado”, comentou o professor.

Além da palestra na aula inaugural, a visitante irá ministrar por dois dias (28 e 29 de janeiro, das 14h às 18h), também na sala 4 do bloco F, uma oficina sobre Metodologia da Pesquisa em Educação para um grupo de aproximadamente 30 pesquisadores do Programa, professores da Rede Pública e da área de inclusão digital do Instituto Luciano Barreto Junior (ILBJ), que é parceiro da Unit nesta vinda de Ludke a Aracaju.

“Ela pretende trabalhar, num primeiro momento, algumas questões sobre teoria e método, e num segundo momento discutir mais especificamente os projetos, as propostas de quem vai estar presente, conversar um pouco sobre os temas, os objetivos e métodos de pesquisa mais focados”, esclareceu Linhares. Tanto a palestra quanto a oficina são algumas das ações programadas para este ano de 2016 do PPED, que tem como coordenador o Professor Doutor e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Cristiano Ferronato, que assumiu recentemente a coordenação do Programa.

Embora a aula inaugural seja mais destinada aos ingressos no programa - após a seleção finalizada em dezembro do ano passado -, o momento será aberto para a comunidade acadêmica como um todo, pois, como salientou Ferronato, “a educação perpassa todas as áreas do saber e metodologia de pesquisa é um assunto que interessa a qualquer pesquisador, de qualquer curso da universidade”.

E com o novo cargo, o que muda na atuação de Ferronato, que antes era Coordenador de Pesquisa da Unit? Segundo ele, apenas o foco, que agora vai estar mais voltado para a pós em Educação, mas os compromissos e as metas para fazer com que a pesquisa dentro da instituição avance cada vez mais continuam os mesmos. E uma dessas metas é fazer com que o PPED continue sendo uma referência na pesquisa em Educação. “Estamos casados com a proposta da instituição, que é de até 2017 estarmos entre os maiores grupos educacionais do país. O Programa de Pós-graduação em Educação foi o primeiro de uma universidade particular do Brasil a ter conceito 4 da Capes, nossa meta é mantermos a qualidade do nosso Programa”, declarou Cristiano Ferronato.

Além da aula inaugural e da oficina que serão ministradas por Menga Ludke, também estão previstos no calendário de atividades 2016 do PPED: o Encontro Internacional de Formação de Professores e o Fórum de Formação de Professores, que acontecerão no mês de maio e são organizados pelo Observatório em Educação, (OBEDUC) coordenado pela Prof. Dra. Ada Augusta Celestino Bezerra; e o 7º Simpósio Internacional em Educação e Comunicação, no período de 14 a 16 de setembro, coordenado por Ronaldo Linhares e que já tem dentre as presenças confirmadas, profissionais das Universidades de Lisboa e de Nova York para ministrar palestras ligadas ao tema, que este ano será “Criatividade, Inovação e Tecnologias em Educação”.



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...