Pesquisadora do ITP recebe professora da Universidade do Porto

29/10/2015

Promover um contato mais estreito entre as universidades Tiradentes (Unit) e do Porto (UP), em Portugal, para a realização de parcerias e execução de projetos que promovam ainda mais o processo de internacionalização das duas instituições. Esses foram os objetivos da visita da professora Dra. Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, a pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Francine Ferreira Padilha. A estada da portuguesa, que também é pesquisadora do Laboratório Associado Requinte/Portugal durou quatro dias, e neste período ela conheceu as instalações do ITP, da Unit, participou da abertura oficial da SEMPESq e assistiu algumas apresentações de trabalhos da semana de pesquisa.

“Estou muito admirada com a universidade, ainda mais por ser uma instituição privada. Vi aqui condições que não encontrei em outros locais estaduais e federais onde estive. A Unit é uma universidade com laboratórios muito bons e que me marcou positivamente”, comentou a Dra. Beatriz Oliveira. Além de ter ficado encantada com a infraestrutura, ela também salientou a qualidade dos docentes e dos trabalhos acadêmicos que presenciou. Segundo ela, o que mais chamou a atenção foi o desenvolvimento de pesquisas com interesse para a comunidade e para a evolução da ciência.

A Dra. Beatriz Oliveira está supervisionando, na Universidade do Porto, o doutorando Klebson Silva Santos, discente do programa de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO/Unit, que realiza estágio sanduiche de um ano na Faculdade de Farmácia da UP. Ele é orientado pelos Professores Drs./pesquisadores Cláudio Dariva e Francine Padilha no programa de pós-graduação RENORBIO/Unit. “O Klebson é realmente muito trabalhador, interessado e quer colaborar em todos os trabalhos que são executados em nosso laboratório. É sempre muito bom ter alunos como ele, com essa imensa vontade de trabalhar”, enfatizou a pesquisadora portuguesa.

E a vinda da Dra. Beatriz Oliveira a Sergipe pela primeira vez já deu resultados positivos, a exemplo não só da continuidade da parceria com a professora Francine para os cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Industrial, Saúde e Ambiente, e RENORBIO/Unit, mas também de novos projetos com os pesquisadores Cláudio Dariva e Sílvia Egues.

“A vinda da professora é a consolidação da parceria que iniciamos com o meu pós-doutoramento sob a supervisão dela, e que já possibilitou a ida de um discente da Unit para a Faculdade de Farmácia e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Nesta visita, a Dra. Beatriz Oliveira teve agenda com alguns docentes dos Programas de Biotecnologia Industrial (PBI), Saúde e Ambiente (PSA), Engenharia de Processos (PEP) e RENORBIO/Unit, quando foram discutidas novas propostas de projetos e artigos em colaboração, e a realização de outros estágios no exterior de nossos alunos dos programas de pós-graduação”, explicou a professora Francine Padilha.

Segundo ela, esta parceria, tendo como fruto projetos e produções técnico-científicas em conjunto, é necessária para o processo de internacionalização das duas instituições. “Esta experiência de internacionalização da UP é muito importante para nós, pois é um dos parâmetros de avaliação da CAPES para programas de pós-graduação (PPGs), e neste momento precisamos avançar neste processo, porque ele auxilia na elevação das notas dos programas” explicou a pesquisadora do ITP, Francine Padilha.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...