ITP participa da 17ª SEMPESq

23/10/2015

Apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral o que tem sido desenvolvido dentro dos laboratórios existentes na Unit e ainda, prestar contas às instituições de fomento à pesquisa a exemplo da CAPES, CNPq e FAPITEC. Estes são os objetivos da 17ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes, que acontece de 26 a 30 deste mês em todos os campi existentes no estado de Sergipe. O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) é um dos parceiros para a realização da semana.

Os pesquisadores que atuam no ITP estarão integrados a vários momentos do evento, e um deles será a feira científica, que acontecerá no espaço do minishopping do campus Farolândia, e da qual os laboratórios do instituto irão participar, como explicou o professor Cristiano Ferronato, coordenador de Pesquisa da Unit e pesquisador do ITP. O tema deste ano é “Luz, Ciência, Tecnologia e Educação”, que está em consonância com a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e com o fato de 2015 ser o ano internacional da luz, como fora proposto em 2014 pela UNESCO.

“Vamos discutir as questões que envolvem pesquisas com o componente foco da semana deste ano, e debater sobre a importância dela, a luz”, disse o coordenador de Pesquisa. De acordo com Cristiano Ferronato, à medida que as pesquisas são apresentadas à comunidade acadêmica, e não somente para os que fazem parte dos experimentos, há um aumento considerável do interesse dos alunos pela iniciação científica. “A cada final de SEMPESq cresce o número de estudantes que nos procuram interessados em saber o que é necessário para fazer parte de um projeto. Essa é também uma maneira de envolver os alunos da graduação cada vez mais na pesquisa”, observou.

Para a edição da SEMPESq deste ano já estão inscritos, para apresentação, 722 trabalhos e não só de integrantes da Unit, mas também de alunos da UFS e IFS. Em anos anteriores já houve inscrição de trabalhos oriundos de outros estados, como Alagoas e Goiás, o que confere à semana, de acordo com Cristiano Ferronato, o caráter regional e não apenas local. Fazem parte da programação atividades como mesas redondas, seminários de iniciação científica e de práticas investigativas, 110 minicursos e a feira científica. A palestra de abertura será feita pelo professor Luiz Antônio Barreto, presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia.

Também estarão presentes palestrantes vindos de outras partes do país e do mundo, a exemplo dos professores Miguel Castelo Branco, diretor do Instituto de Neurociência da Universidade de Coimbra; Hugo Almeida, Carlos Francisco da Cunha Picado e José Lima Bergaria, ambos da Universidade de Aveiro/Portugal e o Prof. Dr. José Joaquim Mira, da Universidade Miguel Hernández (UMH – Espanha) Uma novidade para a edição 2015 da SEMPESq é a realização do seminário integrado envolvendo os programas de Pós-graduação, que está sendo organizado pelos alunos de pós-doutorado da universidade.

“A intenção é fazer com que haja ainda mais interdisciplinaridade. É saber o que um colega da Biotecnologia está fazendo e que pode ser trabalhado em conjunto, por exemplo, com quem está na área do Direito”, comentou Ferronato. Para realizar a SEMPESq 2015, a UNIT conta com a parceria de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES); Fundação de Apoio à Pesquisa e à Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC); Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP); EMBRAPA, Editora Universitária Tiradentes (EDUNIT) e SEGRASE.



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...