ITP e Sergipetec firmam acordo de cooperação para desenvolvimento da P&D,I

20/08/2019
Da esquerda para a direita: Brenno Barreto, Professor Uchôa e Dr. Diego Menezes
Da esquerda para a direita: Brenno Barreto, Professor Uchôa e Dr. Diego Menezes

Apoiar a divulgação dos resultados dos estudos e pesquisas realizados no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), e disponibilizar para empreendedores oportunidades de negócios para desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Este é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o ITP e o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), em solenidade realizada no dia 16 de agosto, na reitoria da Universidade Tiradentes (Unit). O evento contou com a presença do Presidente do Conselho Curador do ITP e reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça; do presidente do ITP, Dr. Diego Menezes; do diretor-presidente do Sergipetec, Brenno Barreto, de assessores da instituição e, também, com o pesquisador do Instituto, o Dr. Cristiano Ferronato.

Pelo acordo firmado, que terá duração de três anos e poderá ser prorrogado por igual período, caberá às partes: divulgar as oportunidades tecnológicas existentes no ITP; apoiar ações de aproximação entre os atores do Estado (empresas, governo e academia); dar sustentação à realização de encontros entre empresários-academia; apoiar a realização de capacitação para incubadoras, parques tecnológicos e de empresários para a inovação; bem como, na sensibilização da sociedade quanto a importância da inovação.

“Já existem outras parcerias entre essas instituições e todas com o objetivo comum, que é o de fazer com que a população seja beneficiada com o resultado das ações que desenvolvemos. Ademais, o ITP, que atua, também, como um elo entre nós e a sociedade, está bem perto do Sergipetec através do Conselho Administrativo do órgão, onde possui cadeira e, desta forma, nos ajuda a tomar as decisões de forma democrática”, comentou Brenno Barreto, adiantando que novos encontros serão marcados para que as atuações desta parceria sejam desenhadas em conjunto.

ACT COM A UNIT

Na oportunidade, também foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre o Sergipetec e a Unit renovando, por mais quatro anos, a parceria que tem proporcionado aos alunos e jovens atendidos pelo Parque Tecnológico do Estado participarem de oficinas de alfabetização informacional e letramento multimidiático, leitura crítica, produção de narrativas midiáticas e uso seguro da internet. As atividades são desenvolvidas junto com os bolsistas do Núcleo de Criatividade, Tecnologias & Inovação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit, e conta com a presença dos pesquisadores do ITP, os doutores Cristiano Ferronato e Cristiane Porto. O projeto que está em andamento é financiado pela Fapitec/SE.

“Atualmente são atendidas crianças e jovens, com até 20 anos de idade, oriundos de escola pública e residentes na comunidade do entorno do Sergipetec, pois, é uma área que tem problemas de desenvolvimento social, econômico e educacional. A ideia é conseguir levar esse projeto de utilização das novas tecnologias e da inovação para a melhoria dos índices de alfabetização para outras localidades, para outros municípios, pois, Sergipe, quando comparado a outros estados possui baixa taxa de alfabetização, mesmo sendo tão pequeno territorialmente falando”, comentou o Dr. Cristiano Ferronato.

“Nosso objetivo é o crescimento do Estado, é atuar em prol de Sergipe, por isso, iremos desenvolver, no âmbito dessa parceria, ações conjuntas que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico de Sergipe frente aos serviços, produtos e patentes contidos nos portfólios de cada uma das instituições participantes”, declarou o presidente do ITP e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Dr. Diego Menezes.



Veja Mais

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

08/07/2020 - Lançado no dia 25 de junho, o edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educaç&atil...

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

21/05/2020 - Por Andréa Moura O novo coronavírus mudou a estrutura de vários segmentos da sociedade, não apenas os relativos...

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

03/04/2020 - Para ter acesso à portaria basta fazer o download do documento, clicando no link ao lado PORTARIA_ITP_N01_2020.pdf....

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

10/03/2020 - Após a análise dos recursos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na...