ITP, Unit e Unigel estreitam relações e discutem cooperação técnica e de serviço

02/09/2021

Atendendo a um convite da Unigel Agro Sergipe, uma das maiores empresas petroquímicas do Brasil, representantes do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP e Universidade Tiradentes- Unit, estiveram em visita à fábrica localizada no município de Laranjeiras.
Guiados pelo diretor de Relações Governamentais e de Novos Negócios na Unigel, Eduardo Barreto, a equipe conheceu alguns processos de produção de amônia e ureia.

Em reunião, foi apresentada a estrutura da unidade de produção de fertilizantes nitrogenados. A multinacional Unigel é o segundo maior grupo petroquímico de capital nacional, líder nos mercados brasileiro e mexicano na maioria dos seus produtos.

“Foram 18 meses de transição para entrada em operação. A Unigel investiu em desenvolvimento, capacitação de mão de obra, ampliação e modernização de tecnologia. Em 15 anos teremos duplicado da produção de uma planta que tinha sido dada não operante e não interessante. Nós acreditamos muito nesse potencial”, relata Eduardo Barreto.

Doutor Diego Menezes, Presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, citou o entusiasmo nos mais diversos setores em Sergipe quando da vinda da Unigel para o Estado e o plano de expansão da empresa.

“Nós acompanhamos todos os movimentos da Unigel por meio da mídia e logo pensamos na geração de emprego, no fomento ao desenvolvimento estadual, mas ao ouvir o relato sobre o papel transformador, para além do que imaginamos para fazer essa planta funcionar, desperta um orgulho muito grande”, enalteceu Diego Menezes que também ocupa a Vice-Presidência da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação- ABIPTI.

“O ITP tem muito a interagir com a Unigel do ponto de vista técnico-científico. A Universidade Tiradentes tem uma boa sinergia na questão de formação e capacitação de recursos humanos. Torcemos e acreditamos no êxito dessas relações e um futuro promissor da Unigel, inclusive motivando outros empreendimentos a ficarem no entorno”, ressaltou Saumíneo Nascimento, Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes.

Participaram ainda da reunião, representando a Universidade Tiradentes, prof. Marcelo da Costa Mendonça, coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Industrial; prof. Álvaro Silva Lima, coordenador da Pós-Graduação stricto sensu e o prof. Paulo Eduardo Silva Martins, coordenador da Pós-Graduação lato sensu. Representando o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Dra. Alene Vanessa Azevedo dos Santos, Gerente de Projetos e Serviços e os analistas comerciais do ITP, Miriã Oliveira Bouças e Rafael Carvalho de Menezes.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...