No dia D da campanha Outubro Rosa, colaboradores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) aderiram ao movimento "Vista essa ideia". Nesta quarta-feira, 20, os funcionários foram convidados a usar uma peça de roupa na cor rosa em apoio à campanha de prevenção ao câncer de mama.
As ações no ITP surgiram a partir de uma atuação conjunta entre departamentos, coordenada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA, com apoio da presidência do Instituto.
“Essas ações são fundamentais para lembrar da importância dos exames preventivos. Um mês para lembrar que o cuidado com as mamas é o ano inteiro”, enfatiza Dr. Diego Menezes, presidente do ITP.
“A ideia é envolver todos com informações sobre sintomas e exames preventivos da doença. A campanha é, sim, essencial para conscientização”, pontua Ana Lúcia Menezes, Assessora da Presidência e presidente da CIPA/ITP.
Para Fabiana Nobre, gestora do setor Contábil, a promoção de ações motivacionais na empresa é indispensável.
“Prevenção é ação. Esse cuidado é um gesto de amor próprio. O autocuidado é fundamental e deve acontecer em todas as fases da vida. Ame a si mesmo! Cuide-se, esta é a melhor maneira de se amar e ser feliz”, ressalta.
Câncer de mama
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Dados divulgados na pesquisa Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA, revelou que cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.
A pesquisa revelou ainda que quase 13% dos gastos federais do SUS em 2018 com o tratamento de câncer de mama (R$102 milhões) seriam poupados pela redução de fatores de risco comportamentais, mais uma vez com atenção especial à atividade física, que detém a maior fração (5%) dos casos de câncer de mama evitáveis pela adoção da prática.
A redução do número de mortes por cânceres mais incidentes, como os de mama e do colo do útero, é um dos compromissos do Brasil na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é reduzir as taxas de morte de câncer de mama de 30% para 16%.
Fonte: INCA