Com o objetivo de estabelecer relações bilaterais para o desenvolvimento de atividades ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), Pesquisa e Extensão, a Universidade Tiradentes (Unit), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) assinaram, no dia 03 de junho, um termo de cooperação.
O presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Dr. Diego Menezes, adianta que o trabalho vai ocorrer a partir de uma experiência internacional desenvolvida entre a Unit e a Universidade de Aveiro (Portugal), objetivando contribuir assim para realizar o diagnóstico de competências digitais a partir da percepção de professores da rede municipal de ensino de Aracaju.
“Esse trabalho será de grande relevância para adoção de ações mais focadas no processo de ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos, realidade intensificada durante a pandemia, mas que já era alvo de pesquisa da Universidade, inclusive sendo reconhecida com uma referência mundial pela Google for Education”, pontua.
Sobre o levantamento de percepção de professores sobre as competências digitais, o professor do Mestrado e Doutorado em Educação da Unit (PPED/Unit), Dr. Ronaldo Linhares, ressalta que o questionário já está sendo trabalhado na Europa, e no Brasil, vem sendo aplicado nas universidades.
“Uma das poucas experiências com o ensino fundamental será a nossa. A ideia é que consigamos contribuir fazendo um levantamento dessa percepção para que os dados possam orientar a Secretaria na formação dos professores na área de tecnologia”, explica.
Segundo a Semed, os professores da rede responderão ao questionário denominado ‘Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), no segundo semestre. O diagnóstico obtido auxiliará a Semed na criação de políticas públicas de formação continuada de professores.
“A Prefeitura vem atuando em várias frentes para que nossos docentes e discentes tenham acesso às tecnologias e a equipamentos que dialoguem com as mais modernas práticas de Educação. Entendemos que os nossos passos devem ser embasados através destes diagnósticos e o termo de cooperação possibilitará termos uma radiografia de proficiência tecnológica dos nossos docentes, porque a partir desse diagnósticos vamos poder desencadear uma série de ações, principalmente no que diz respeito à formação continuada de professores”, finaliza o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.
DigCompEdu
O DigCompEdu foi desenvolvido pela Comissão Europeia com o objetivo de permitir aos educadores, de todos os níveis de educação, avaliar e desenvolver de forma abrangente a sua competência digital pedagógica. O programa propõe ainda seis níveis de proficiência que variam entre o A1 e o C2, que indicam o participante como recém-chegado, explorador, integrador, especialista, líder ou pioneiro.
Com informações Asscom/Unit e Semed
Foto: Walter Martins