Australiano Philip Marriot ministra palestra na Unit e conhece instalações da universidade

23/06/2015

O australiano Philip Marriot, especialista em química analítica da Universidade de Monash e referência mundial no método de Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente esteve na Universidade Tiradentes, na última segunda-feira, 22. Ele ministrou palestra para alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial – PBI – da Unit, sobre “Métodos de separação aplicados a amostras derivadas de biomassa”.

Pós-doutor em Química pela Universidade de Bristol, no Reino Unido e professor visitante em diversas universidades, dentre elas as de Hong Kong, China, Cingapura e Tasmânia, Philip veio a Aracaju a convite das docentes do PBI Elina Bastos Caramão e Laiza Canielas Krause, que desenvolvem pesquisas com a utilização da cromatografia. “Trabalhamos com reaproveitamento de resíduos do coco e do café, tanto na produção de biocombustíveis, como também – esse é o nosso interesse agora – na transformação em novos materiais”, comenta a professora Elina, que integra o Comitê do Ciência Sem Fronteiras e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente, ambos vinculados ao CNPq.

“Receberemos em breve um equipamento de Cromatografia Bidimensional que só existe em duas universidades no Brasil – a UFRJ e a UFRGS. A Unit será a terceira universidade no País e a primeira particular a receber este equipamento, financiado pelo CNPq e por projetos desenvolvidos em parceria com a Petrobras”, acrescenta a professora Laiza.

O professor Philip Marriot afirma que tecnologias de alta eficiência são importantes para a separação de misturas. “As principais amostras são petroquímicas e derivadas de biomassa. São amostras muito complexas e, para aproveitar de forma adequada os resíduos e aplicá-los como fonte de biomaterial é preciso saber o que está lá dentro. Sem uma excelente técnica de separação não é possível identificar”, acrescenta o pesquisador australiano.

Agenda

Além da palestra, Philip Marriot se reuniu com o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa, e visitou as instalações do Campus Aracaju Farolândia, principalmente os laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. “Este é mais um passo no caminho da internacionalização dos nossos programas Stricto sensu, especialmente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial. É uma nova parceria que iniciamos com uma universidade australiana e com este pesquisador químico de destaque internacional”, comenta a diretora de Pesquisa da Unit, professora Ester Vilas-Bôas.

O coordenador de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes, professor Matheus Batalha, também enxerga a vinda de Philip Marriot a Aracaju como uma excelente oportunidade de novas parcerias. “Estamos abrindo cada vez mais os olhos para outras oportunidades. Iniciamos a estratégia de relações internacionais pela Europa, conseguimos alcançar um objetivo grande nos Estados Unidos, com a criação do Tiradentes Institute, e está mais do que na hora de começarmos a trabalhar Ásia e Oceania. Já temos alunos na Austrália, mas era importante começarmos a firmar liames mais fortes”, analisa. (Matéria feita pela ASSCOM da UNIT)



Veja Mais

Lista de todos os podcasts realizados pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)

Lista de todos os podcasts realizados pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)

09/05/2024 -   O Instituto de Tecnologia e Pesquisa realiza 3 podcasts, são eles: - Podcast Tendências Inspiradoras- Podcast Tend&eci...

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...