Equipe qualificada e infraestrutura de ponta impulsionam pesquisas acadêmicas e fomentam o desenvolvimento tecnológico no Instituto de Tecnologia e Pesquisa

11/04/2023
Equipamento de última geração, laboratório PVT  (Imagem ASCOM ITP
Equipamento de última geração, laboratório PVT (Imagem ASCOM ITP

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) é uma referência no Brasil quando se trata de formação de recursos humanos altamente capacitados e pesquisa de ponta. Com foco na formação acadêmica e tecnologia aplicada, o Instituto criou em 2010 o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais que tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e a inovação na sociedade, por meio de projetos de pesquisa e parcerias nacionais e internacionais.

Uma das principais devolutivas à sociedade são os profissionais, mestres, doutores e pós-doutores, que têm sido formados no NUESC ao longo dos últimos 10 anos. Em colaboração com programas de mestrado e doutorado acadêmicos da Universidade Tiradentes e de outras universidades nacionais e internacionais, já foram formados mais de uma centena de mestres e doutores, que têm contribuído para o avanço do conhecimento no País.

 A infraestrutura tecnológica do ITP é um dos diferenciais. Equipamentos de alta precisão, como o microscópio de força atômica, que permite análise de imagem e topografia com alta resolução em câmara de vácuo, são fundamentais para as pesquisas desenvolvidas pelos doutorandos e pesquisadores do núcleo. "São poucos os locais na América Latina que oferecem essa oportunidade, e estou aqui desde minha iniciação científica na graduação, onde pude desenvolver-me pessoal e profissionalmente e aprender a operar o microscópio de força atômica desde então", afirma Larissa Gomes, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos.

 Outra técnica disponível no núcleo é a tensiometria de gota pendente, utilizada para avaliar propriedades de interfaces relevantes para o escoamento de petróleo e outros fluidos. "O ITP possui uma infraestrutura maravilhosa, que encontramos em poucos lugares no Brasil", destaca Josefa Manuela, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos.

 Além disso, o laboratório de caracterização de fluidos, conhecido como laboratório PVT, é um dos destaques do ITP. "O laboratório PVT estuda como o petróleo se comporta desde quando está no reservatório rochoso até quando é produzido. Assim, conseguimos simular problemas que podem ocorrer e estabelecer estratégias de prevenção, permitindo que a produção ocorra da melhor maneira possível", explica Dr. Dênisson Salustiano , pesquisador do ITP. 

 "Conseguimos simular reservatórios do pré-sal em condições extremas, com pressões de cerca de 1000 bar e temperaturas de até 200 graus Celsius. É um sistema tecnológico moderno, sendo o segundo instalado por essa empresa no país. Na verdade, foi o primeiro sistema deste tipo aqui no Nordeste, nessa gama de tecnologia e modernidade para análise do sistema", complementa Monique de Jesus Amaral, pós-doutoranda do ITP.

O NUESC tem sido fundamental para o desenvolvimento de tecnologias e estratégias que otimizam a produção de petróleo e gás, contribuindo para o avanço da indústria.

 Em sua conclusão, o Dr. Cláudio Dariva ressalta a importância do NUESC e do ITP. “O trabalho desenvolvido pelo NUESC e ITP é de extrema relevância para a formação de pesquisadores qualificados e para a realização de estudos avançados em sistemas coloidais e engenharia de processos".

Ele destaca também a infraestrutura, parcerias e a captação de recursos externos para o financiamento das pesquisas.  "Nossos laboratórios de ponta, parcerias com instituições nacionais e internacionais e captação de recursos são fundamentais para impulsionar a pesquisa científica e tecnológica no Brasil e no mundo.", disse Dr Dariva.


Sobre o  NUESC

O Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) é uma instituição criada em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) e Petrogal Brasil S.A. (Petrogal), inaugurada em fevereiro de 2010. O NUESC tem como foco o desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas ao estudo de sistemas coloidais de óleos e biocombustíveis e ao desenvolvimento de processos a alta pressão para o processamento de biomassa e formação de micro e nanomateriais. As áreas de atuação do NUESC incluem o processamento de biomassa a alta pressão, estudos de frações orgânicas precipitadas do petróleo, processamento de materiais em fluidos pressurizados e emulsões e propriedades de petróleo. Suas atividades buscam o desenvolvimento de tecnologias alternativas para a produção de bioenergias, estudos de comportamento de fases em sistemas a alta pressão, caracterização de propriedades interfaciais, desenvolvimento de ferramentas para monitoramento em linha de processos, entre outros.

 

 



Veja Mais

Lista de todos os podcasts realizados pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)

Lista de todos os podcasts realizados pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)

09/05/2024 -   O Instituto de Tecnologia e Pesquisa realiza 3 podcasts, são eles: - Podcast Tendências Inspiradoras- Podcast Tend&eci...

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...