LEN - Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia do ITP: Pesquisadores inovam na produção de eletrodos para tratamento de águas

26/05/2023

No Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), o Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia (LEN) destaca-se como um centro de excelência em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de materiais e metodologias para a produção de eletrodos. Os pesquisadores desse laboratório vêm se dedicando a avançar nos estudos sobre eletrodos com aplicações tanto na área ambiental quanto na produção de energia, contribuindo para soluções inovadoras na área de Engenharia de Processos.

Uma das principais pesquisadoras desse laboratório é a Dra. Katlin Ivon Barrios Eguiluz, que tem se destacado por sua atuação na formação de recursos humanos altamente qualificados para o mercado de trabalho, além de liderar pesquisas sobre materiais e metodologias para a produção de eletrodos. A Dra. Katlin é reconhecida por seu trabalho pioneiro e inovador, e é uma das referências na área de eletroquímica e nanotecnologia no ITP.

O Dr. Giancarlo Richard Salazar Banda, outro pesquisador renomado do laboratório, dedica-se ao desenvolvimento de eletrodos para o tratamento de águas de forma não convencional. Seu objetivo é alcançar alta eficiência nesse processo, utilizando métodos diferentes, como o uso de líquidos iônicos, que renderam ao laboratório uma medalha de ouro como a melhor patente concedida no Brasil pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Além disso, o Dr. Giancarlo explora a utilização de sistemas inovadores, como energia a laser e micro-ondas, visando reduzir os custos de produção dos eletrodos e torná-los mais acessíveis.

A infraestrutura do Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia do ITP é considerada de ponta, abrigando diversos equipamentos relevantes para a condução das pesquisas. Destaca-se o equipamento de espectroscopia infravermelha com transformada de Fourier acoplada à eletroquímica, que possibilita a medição instantânea dos produtos formados em reações eletroquímicas ou reações químicas, fornecendo informações detalhadas sobre as espécies formadas no momento exato em que ocorrem.

Alunos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes também são integrantes do Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia, contribuindo com suas pesquisas e participando ativamente das atividades desenvolvidas no laboratório.

Dara Silva Santos, pós-doutoranda, está focada no desenvolvimento de nanomateriais para a eletroxidação de álcoois, com o objetivo de contribuir para a criação de dispositivos ambientalmente mais sustentáveis em comparação com fontes não renováveis, como a queima de combustíveis fósseis.

Aline Rezende Dória, também pós-doutoranda, concentra-se em um projeto de tratamento de afluentes, buscando desenvolver materiais por métodos não convencionais para lidar com águas contaminadas por produtos tóxicos e contaminantes. Seu trabalho é de extrema relevância para a redução da poluição e preservação do meio ambiente.

Além disso, Ana Carolina, aluna de doutorado, está desenvolvendo anodos dimensionados com o objetivo de degradar compostos orgânicos por meio da geração de radicais hidroxila. Seus estudos têm se mostrado promissores para a utilização desses anodos em ambientes industriais, demonstrando alta eficiência no experimento.

O laboratório também tem se dedicado a pesquisas voltadas para a utilização de nanomateriais e nanotecnologia. Os pesquisadores têm explorado o uso de nanopartículas e nanofios, que possuem dimensões cerca de 10 milhões de vezes menores que 1 cm, para produzir materiais altamente eficientes.

Uma das metas do laboratório é o desenvolvimento de sistemas que utilizam álcool, como o etanol, em substituição ao hidrogênio, uma estratégia estratégica para o Brasil, que é um dos maiores produtores de álcool no mundo. Além disso, os pesquisadores estão focados na conversão do dióxido de carbono (CO2) em produtos de alto valor agregado, buscando soluções para reduzir a poluição e contribuir para a economia circular e a neutralidade de carbono.

As pesquisas realizadas no Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia do ITP destacam-se pelo seu potencial de impacto na sociedade, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados, o desenvolvimento de soluções inovadoras para o tratamento de águas e a busca por alternativas sustentáveis na produção de energia. Com uma equipe dedicada e uma infraestrutura de ponta, esse laboratório continua a avançar nas fronteiras da ciência e tecnologia, promovendo avanços significativos para a sociedade e o meio ambiente.

 

 

 



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...