Pesquisas desenvolvidas no ITP são vencedoras do Prêmio João Ribeiro de divulgação científica da FAPITEC

24/10/2016

Na noite da última quinta-feira, dia de 20 de outubro, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) foi novamente destaque durante a entrega do Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica promovido pela FAPITEC/SE, pois duas pesquisas desenvolvidas na instituição foram vencedoras na categoria Científica – Pesquisador Júnior, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, e Ciências da Vida. A premiação aconteceu no auditório do Museu da Gente Sergipana, e dentre as autoridades presentes estavam a direção da FAPITEC/SE e o presidente do ITP, o Dr. Diego Menezes, que na ocasião também esteve representando o Magnífico Reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

O artigo “Selective Partition of Caffeine from Coffee Bean and Guaraná Seed Extracts using Alcohol-Salt Aqueous Two-Phase Systems. Separation Science and Technology (Print)” do Dr. Igor Adriano Oliveira Reis, sobre o trabalho desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Alimentos do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (LPA/ITP) para o doutorado em Engenharia de Processos, sob a orientação dos professores doutores e pesquisadores do ITP, Álvaro Silva Lima e Cleide Mara Faria Soares, foi o vencedor da área Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Egresso da Unit, o Dr. Igor Adriano foi aluno do Programa de Engenharia de Processos, o primeiro a defender uma tese de doutorado na instituição. Embora atualmente ele seja professor do IFS/SE, continua, de acordo com o Prof. Dr. Álvaro Lima, desenvolvendo trabalhos em parceria com os pesquisadores do LPA, a exemplo dos professores doutores Ranyere Lucena e Cleide Mara.

“Com esta nova premiação o LPA consegue, por cinco anos consecutivos, ser vencedor do prêmio FAPITEC. Trabalhos desenvolvidos pela equipe LPA/ITP já foram vencedores nas áreas de Tecnologias Sociais, duas vezes como Pesquisador Sênior e três na categoria Jovem Pesquisador”, declarou o pesquisador Dr. Álvaro Lima. Para Igor Adriano o prêmio FAPITEC é importante para qualquer pesquisador, pois sinaliza que o trabalho desenvolvido possui importância não só para a academia, mas também para a sociedade. E falando em reconhecimento, ele relembrou o quanto o ITP foi importante para o doutoramento dele. “O instituto me deu suporte em tudo. Lá no LPA, sob a orientação do professor doutor Álvaro Lima, eu tinha o material e os equipamentos necessários para a realização dos trabalhos. Sem dúvida que a estrutura oferecida pelo ITP foi o que me possibilitou finalizar o doutorado num período muito curto, em dois anos e seis meses”, declarou o premiado.

MAIS RECONHECIMENTO

Já o artigo de Daniela Droppa Almeida, “Recombinant CP40 from Corynebacterium pseudotuberculosis confers protection in mice after challenge with a virulent strain.Vaccine” fruto das pesquisas realizadas no Laboratório de Biomateriais do ITP (LBMAT/ITP) para o mestrado em Biotecnologia Industrial, sob a orientação das professoras doutoras e pesquisadoras Dra. Francine Padilha e Dra. Isabel Lima-Verde, foi o primeiro colocado na área Ciências da Vida.

 

O projeto de mestrado de Daniela Droppa foi realizado no período de 2011 a 2013 e tinha como objetivo o desenvolvimento de uma vacina recombinante contra a Linfadenite caseosa, mais conhecida como “mal do caroço”, doença infecto-contagiosa que atinge principalmente ovinos e caprinos, mas pode acometer outros mamíferos, inclusive o ser humano, por isso, já é considerada uma zoonose. “Foi uma surpresa muito boa, mas, principalmente, o coroamento de anos de dedicação”, comentou a doutoranda.

 Os estudos para uma vacina ainda mais eficiente na prevenção da Linfadenite caseosa continuam, e agora vão compor a tese de doutorado de Daniela Droppa, que participou pela primeira vez do Prêmio FAPITEC. “A pesquisa está indo muito bem. Agora, para o doutorado, estamos trabalhando com outras metodologias para melhorar ainda mais a resposta imunológica da vacina”. Daniela Droppa é egressa da graduação da Unit, e agora doutoranda em Biotecnologia Industrial pela instituição com bolsa fornecida pela CAPES.

“Esta premiação foi mais que merecida devido ao esforço de toda a equipe, que trabalhou junta para a realização da pesquisa. Receber o prêmio FAPITEC nos traz mais estímulo para continuar os estudos na área, já que a Linfadenite caseosa é uma doença que acomete os rebanhos caprinos e ovinos em vários locais do mundo, além de Sergipe”, declarou a pesquisadora do ITP, a Profa. Dra. Isabel Lima Verde. Para o Prof. Dr. Diego Menezes, ter, entre os premiados, trabalhos desenvolvidos na Universidade Tiradentes e no Instituto de Pesquisa e Tecnologia por professores e alunos das duas instituições é motivo de grande honra, pois é um reconhecimento do compromisso das instituições em formar pessoas através da geração do conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisas de ponta, que visam sempre um bem maior, que é o bem-estar da sociedade. “A Unit e o ITP trabalham convergindo esforços, pois estamos sempre atentos às necessidades sociais e acompanhando as inovações, tanto tecnológicas quanto sociais, porque temos na necessidade do outro o principal motivo do nosso trabalho”, declarou o presidente do ITP.

 



Veja Mais

Lista de todos os podcasts realizados pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)

Lista de todos os podcasts realizados pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)

09/05/2024 -   O Instituto de Tecnologia e Pesquisa realiza 3 podcasts, são eles: - Podcast Tendências Inspiradoras- Podcast Tend&eci...

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...