Pesquisadora do ITP lança livro durante Simpósio Internacional

10/10/2016

A Prof. Dra. Cristiane de Magalhães Porto, Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, lançou durante o mês de setembro do corrente ano mais um livro, desta vez, em parceria com o aluno de doutorado em Educação e orientando dela, o Me. Kaio Eduardo de Jesus Oliveira. “Educação e teoria Ator-Rede: fluxos heterogêneos e conexões híbridas” foi lançado durante o 7° Simpósio Internacional de Educação e Comunicação da Universidade Tiradentes (Simeduc/Unit). O evento foi realizado no período de 14 a 16 de setembro.

A pesquisadora explica que o livro é autoral e foi originado da dissertação de mestrado do Kaio Eduardo, trazendo para o público a Teoria Ator-Rede aplicada à Educação, de autoria do pesquisador francês Bruno Latour. De acordo com Kaio Eduardo, o argumento defendido é de que o processo educacional ocorre em todas as camadas da rede que está ao redor do sujeito/objeto. Portanto, o ator pode ser qualquer coisa, instituição, norma ou até mesmo os recursos tecnológicos da atualidade, como o smartphone.

“O livro é, também, uma pesquisa etnográfica que trabalha com a cartografia de controvérsias, que é uma metodologia do Latour. Nossa obra aborda algo sobre o qual ainda há pouca literatura no Brasil. Devido à complexidade da Teoria, Bruno Latour é muito falado e pouco estudado, por isto, o livro traz a teoria de maneira mais didática, mais fácil de ser entendida por aquele leitor que ainda não tem tanta profundidade nos conceitos do antropólogo. Numa explicação mais simples, o objetivo do livro é mostrar como as pessoas e coisas interagem”, explicou a Profa. Dra. Cristiane Porto.

7° SIMEDUC

A edição 2016 do Simpósio de Educação e Comunicação, que contou com o apoio do ITP tratou, dentre outros assuntos relacionados ao tema, sobre a criatividade e inovação no processo ensino aprendizagem. De acordo com o Prof. Dr. Ronaldo Linhares, coordenador do evento, o País está passando por uma crise econômica e política. Nesta, a educação é um elemento fundamental para resolver não somente as questões desta crise, mas para apresentar soluções criativas para um desenvolvimento prolongado.

“A relação da educação com a inovação e as novas tecnologias é muito pertinente e atual. Como trazer as tecnologias para a sala de aula de uma forma criativa e inovadora e que contribua, efetivamente, para o aprendizado dos alunos foi um tema que caiu bem para o momento”, observou o coordenador do simpósio. Um dos conferencistas internacionais foi o Catedrático e Reitor Emérito da Universidade de Lisboa, o Prof. Dr. António Sampaio da Nóvoa, que palestrou sobre “Criatividade e Inovação na formação de professores”. Para ele, a tecnologia não atrapalha, pois é uma ferramenta de trabalho, cabendo ao professor saber o que quer dela e como esta pode ajudar para produzir a pedagogia desejada, a fazer a escola e o tipo de educação almejados.

“Portanto, o nosso problema hoje na educação é fazer uma escola onde todas as crianças aprendam, mas cada uma à sua maneira, de forma individualizada, adaptada à medida das necessidades que possui. Uma escola para todos, mas onde cada um aprenda à sua maneira é provavelmente um sonho que as tecnologias nos permitem agora concretizar”, declarou.



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