Gestão da Qualidade

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SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, POLÍTICA DE QUALIDADE E ACREDITAÇÃO (ISO/IEC 17025)

 

O ITP estabelece como fundamento do seu trabalho a busca pela liderança na qualidade da pesquisa e na prestação de serviços tecnológicos.

A Política da Qualidade do Instituto possui os seguintes objetivos:

 

- Assegurar o comprometimento dos colaboradores com as boas práticas profissionais e com a qualidade dos ensaios executados;

 

- Garantir que todos os ensaios sejam executados de acordo com métodos oficiais, padrões ou validados, e que satisfaçam os requisitos dos clientes;

 

- Atender aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/ IEC 17025:2005 e aos requisitos estabelecidos pela CGCRE, garantindo a qualidade dos serviços laboratoriais prestados;

 

- Proporcionar aos colaboradores treinamento para uso adequado da documentação da qualidade e implementação eficaz das políticas e procedimentos estabelecidos pelo Sistema de Gestão;

 

- Buscar, continuamente, a melhoria da qualidade das pesquisas, serviços e processos, por meio do trabalho em equipe e do aperfeiçoamento profissional permanente;

 

- Praticar o Sistema de Gestão como um processo dinâmico, evolutivo e com retroalimentação permanente;

 

- Incentivar o trabalho dos colaboradores por meio do reconhecimento da competência e dedicação;

 

- Atender aos requisitos legais e regulamentadores vigentes no país com relação à saúde e à segurança no trabalho, agindo na prevenção dos riscos relativos às atividades laborais;

 

- Buscar a minimização dos impactos ambientais decorrentes das atividades do instituto por meio do uso racional de recursos naturais, tratamento e descarte adequado dos resíduos laboratoriais;

 

- Estar atualizado com as necessidades regionais, procurando sempre desenvolver projetos de pesquisa e prestar serviços analíticos em prol da melhoria de vida da comunidade.

 

ACREDITAÇÕES

Com o objetivo de garantir um alto nível de excelência nos serviços tecnológicos prestados e a satisfação dos clientes, o ITP busca, constantemente, a melhoria da rotina das atividades que desenvolve, por isto, busca a acreditação dos laboratórios de prestação de serviços que possui.

A acreditação é realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), pertencente ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que gerencia o Sistema Brasileiro de Certificação (SBC).

Ao ser acreditado, um laboratório é reconhecido pela competência para a realização das atividades que desempenha e demonstra que o escopo de ensaios está apto a atender requisitos definidos por normas. Além disso, é possível observar uma equipe capacitada e um sistema de gestão da qualidade implantado. Isso transmite confiança para clientes e para a autoridade regulamentadora nacional, garantindo a rastreabilidade a padrões adequados de medição.

O ITP possui, por meio do LEA, acreditação pela CGCRE na norma ISO/IEC 17025:2005 para realização de amostragem e ensaios físico-químicos em diversas matrizes.