20ª Semana de Pesquisa da Unit acontece até 26 de outubro

24/10/2018

Em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em todo o país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no período de 15 a 21 de outubro, e que abordou o tema ‘Ciência para redução das desigualdades’, a Universidade Tiradentes (Unit) deu início, na noite da última segunda-feira, 22 de outubro, à 20ª edição da Semana de Pesquisa (Sempesq) com o tema ‘Educação, tecnologias e inovação para a redução das desigualdades’. A abertura oficial foi realizada no Campus Farolândia e a palestra magna proferida pelo Dr. Joseph Berger, reitor da Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Massachusetts (UMass), Boston/Estados Unidos.

Dra. Simone Amorim e Dr. Joseph Berger

Com quase 20 anos de experiência em liderança acadêmica estratégica, Dr. Joseph Berger liderou projetos de educação em países como Malawi (África), China, Rússia, Palestina, Paquistão e Afeganistão. Prestou consultoria para instituições no Chile, Colômbia, Egito, Catar, Peru, Polônia, Filipinas e Somália. A abertura oficial da Sempesq contou com a presença de membros do Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP.

A Semana de Pesquisa da Unit acontece até o dia 26 de outubro, conta com o apoio do ITP e tem como objetivo contribuir para a divulgação científica das pesquisas realizadas na Unit, no Instituto e nas demais instituições envolvidas nas atividades de desenvolvimento de ciência e tecnologia, através da apresentação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica, e dos realizados pelos cursos de Graduação e programas de Pós-Graduação. A Sempesq conta com palestras, seminários, workshop em startups, feira científica e minicursos.

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Direção e pesquisadores do ITP prestigiaram abertura oficial da Sempesq

O pesquisador do ITP, Dr. Renan Tavares, do Laboratório de Catálise, Energia e Materiais (LCEM), será o responsável pelo minicurso sobre ‘Obtenção de manta de frutas a partir de secador solar’; a Dra. Gabriela Maia Rebouças, pesquisadora do ITP na área de Direitos Humanos proferirá minicurso sobre ‘Violência doméstica e Justiça restaurativa’, e a biomédica Paloma Cristina Santos, Responsável Técnica pelo Laboratório de Análises Microbiológicas do ITP (LAM), falará sobre ‘Aplicabilidade da microbiologia de controle e higienização’. Os minicursos acontecem hoje, quarta-feira, 24 de outubro.

Neste mesmo dia também está acontecendo a 7ª edição da Feira Científica e Tecnológica, iniciada às 10h, cujas atividades seguem até às 20h e da qual os pesquisadores do Instituto também participam. A Feira ocorre no minishopping do Campus Farolândia da Unit. A Feira Científica e Tecnológica tem como principal objetivo divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos pelos cursos, grupos de pesquisa e instituições parceiras, como o ITP, a Associação Sergipana de Ciência, a FAPITEC e a Embrapa, dentre outras.

Os organizadores da Feira também pretendem estimular nos estudantes da educação básica a concepção de ciência e tecnologia enquanto conhecimentos passíveis de serem mobilizados para a leitura do cotidiano, e para a resolução de problemáticas sociais e ambientais. Estão representados nos stands os seguintes laboratórios do ITP: Biologia Tropical (LBT); Doenças Infecciosas e Parasitárias (LDIP); Morfologia e Patologia Experimental (LMPE); Tratamento de Resíduos e Efluentes (LTRE); Engenharia de Processos (LEB); Nanotecnologia e Nanomedicina (LNMED); Estudos Biológicos e Produtos Naturais (LEBPN); Cromatografia Gasosa Bidimensional (LabCrom) e o Laboratório de Síntese de Materiais e Cromatografia (LSinCrom).



Veja Mais

ITP faz homenagem a pesquisador que receberá prêmio do Ministério dos Direitos Humanos

ITP faz homenagem a pesquisador que receberá prêmio do Ministério dos Direitos Humanos

13/11/2018 - Uma atuação relevante para a promoção de direitos em âmbito local, regional e nacional. Este foi o motivo ...

FAPITEC/SE aprova projetos de pesquisadores do ITP para as regiões do Alto Sertão e do Baixo São Francisco sergipano

FAPITEC/SE aprova projetos de pesquisadores do ITP para as regiões do Alto Sertão e do Baixo São Francisco sergipano

22/10/2018 - Promover o desenvolvimento das áreas estratégicas do Alto Sertão e do Baixo São Francisco sergipano por meio do ...

Pesquisadores do ITP que trabalham com patrimônio genético têm que fazer cadastro no SisGen até 05 de novembro

Pesquisadores do ITP que trabalham com patrimônio genético têm que fazer cadastro no SisGen até 05 de novembro

10/10/2018 - Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – que utilizam patrimônio genético brasileiro nos trab...

Docente da Unit e pesquisadora do ITP passa a integrar Comitê de Assessoramento do CNPq

Docente da Unit e pesquisadora do ITP passa a integrar Comitê de Assessoramento do CNPq

09/10/2018 - Desde o dia 1º de outubro do corrente ano, a professora Doutora Cristiane Porto integra o Comitê de Assessoramento de Divulga&cce...