Mestranda do LNMEd/ITP é contemplada com bolsa para intercâmbio internacional

31/01/2017

Mais uma orientanda do pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, o Prof. Dr. Luiz Pereira da Costa, foi contemplada em um concurso nacional que proporcionará a ela intercâmbio de seis meses fora do país. Ethe Costa é aluna do mestrado em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes, com bolsa pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e está desenvolvendo pesquisas para criar um bionsensor eletroquímico para a glicose, dispositivo para ser usado em ambiente hospitalar e que poderá também ser utilizado para sensoriar outros fatores biológicos como RNA e dopamina.

Em 2016, a doutoranda Camila Dantas, também orientanda do Prof. Dr. Luiz Pereira, foi escolhida pela Organização Internacional para Pesquisa em Neurociência (IBRO) para intercâmbio de seis meses em Buenos Aires/Argentina. “A gente quer desenvolver um material para ser incorporado a um dispositivo eletrônico para detecção de índices de glicose ou outros índices biológicos, que devem ser testados ao longo deste projeto ou estendido a outros”, comentou o pesquisador.

Ethe Costa foi a única contemplada pelo programa Santander Universidades em Sergipe na categoria Pós Graduação. Ela faz parte do grupo dos 100 selecionados, dentre os mais de 23 mil inscritos no país, e fará o intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, junto à professora doutora Eulália Pereira, que trabalha com nanopartículas de ouro.

Segundo o professor Luiz Pereira, “essa parceria vai ser importante por vários aspectos, dentre eles, por estreitar as relações entre as duas universidades, fortalecer o processo de internacionalização e, ainda, porque em Portugal, ao contrário do Brasil, existe a tradição de um produto sair da ambiência acadêmica, do laboratório, pronto para ser inserido no mercado”. O Prof. Luiz ainda ressaltou que ele e os pesquisadores do Laboratório de Nanotecnologia e Nanomedicina do ITP (LNMed/ITP) já possuem parceria com pesquisadores de outras universidades portuguesas, espanholas e francesas.

E o Prof. Dr. Luiz Pereira da Costa reconhece a importância do convênio entre o Instituto de Tecnologia e Pesquisa e a Universidade Tiradentes, “Sem o Instituto a pesquisa não acontece, pois ele é o nosso centro base onde todos os experimentos ‘ganham vida’. “É aqui onde se dá a pesquisa da Pós Graduação da Unit, ou seja, sem a estrutura laboratorial que recebemos não seria possível desenvolver a pesquisa seja em nível de Iniciação Científica, Graduação ou Pós graduação”, enfatizou.

Ainda de acordo com o Dr. Luiz Pereira, Ethe Costa é graduada em Física, escolheu o mestrado em Biotecnologia Industrial por desejar aplicar os conhecimentos adquiridos na área da saúde e tem se destacado nos trabalhos desenvolvidos.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...