Abertas inscrições para os interessados em fazer parte da Incubadora de Empresas do ITP

24/04/2017

O empreendedor que está iniciando no mundo dos negócios, e precisa de consultoria técnica especializada para que o investimento deslanche e gere bons resultados é o candidato ideal a uma vaga na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITEC/ITP). Até o dia 20 de abril está aberto o processo seletivo para 18 novos parceiros, sendo dez vagas na modalidade pré-incubação residente e oito na modalidade residente. Os interessados em participar da seleção devem fazer a inscrição através do site www.itecse.org onde também está disponibilizado o edital 01/2017.

O objetivo da ITEC é apoiar empreendedores no desenvolvimento de inovações e estimular a agregação de valor ao empreendimento convencional, de uma forma que ele incorpore diferencial tecnológico em relação à concorrência, proporcionando oportunidades de negócios com perspectivas mercadológicas. São ainda objetivos da ITEC estimular o surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica associados a setores dinâmicos da economia, e possibilitar uma maior aproximação entre o meio acadêmico e o empresarial através do estímulo ao surgimento de spin-offs acadêmicos e aos processos de transferência de tecnologia.

As propostas enviadas para a seleção deverão visar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em consonância com os objetivos da Incubadora e nas seguintes áreas de atuação: Tecnologias da Informação e Comunicação; Biotecnologia; Meio Ambiente; Mecatrônica; Microeletrônica; Tecnologia de Novos Materiais; Tecnologia Fármaco-Química; Tecnologia de Alimentos; Energia; Saúde e Economia Criativa e Social.

Outras áreas também poderão ser apresentadas pelos proponentes e serão avaliadas pela comissão de seleção. As propostas apresentadas serão avaliadas conforme os seguintes critérios: possuir caráter inovador; viabilidade financeira; viabilidade técnica; conhecimento do mercado de atuação; equipe e cooperação (apoio de empresa existente ou Instituição de Ciência de Tecnologia).

Além de toda a consultoria oferecida pela ITEC os selecionados neste edital terão acesso à infraestrutura da Universidade Tiradentes como estacionamento, biblioteca, restaurantes, copiadora, segurança e limpeza; facilidade no acesso aos produtos e serviços oferecidos pelo SEBRAE/SE, quando disponíveis; acesso a pesquisadores e tecnologistas do ITP, e professores da UNIT que possam colaborar no desenvolvimento e/ou aprimoramento tecnológico dos produtos/serviços e formação de parcerias técnicas, mediante disponibilidade.

Também poderão, sob avaliação e supervisão da ITEC e ITP, ter acesso às redes de contatos das instituições parceiras e à Agência de Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia para registro de propriedade industrial, acesso a informações tecnológicas e mercadológicas, e elaboração de contratos de venda de tecnologias.

De acordo com Thyara Merlo, gerente da Incubadora de Empresas do ITP, a ITEC é um ambiente de transformação, onde ideias ganham vida e projetos se tornam viáveis. “Inovar e constituir uma startup não são tarefas fáceis, requerem planejamento e engajamento. A Incubadora dá condições para que negócios se desenvolvam com mais segurança frente às incertezas, riscos e dificuldades que são inerentes ao cenário e às características que possui, em especial por contar com diversas expertises e o apoio institucional da Universidade Tiradentes e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa” declarou.

SOBRE A ITEC

Criada em 2004, a Incubadora de Empresas do ITP recebeu o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (SEBRAE/SE), do Banco do Nordeste e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para a operacionalização. Em 2016 ela recebeu nova infraestrutura e naquele ano foram selecionadas cinco empresas, duas na modalidade incubação e três na pré-incubação. A ITEC trabalha com o modelo CERNE de Gestão de Incubadoras, o que requer certificação pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, uma das mais conceituadas instituições de apoio a novos empreendimentos do Brasil. A certificação CERNE é apoiada pelo SEBRAE.

O processo de seleção possui duas etapas: a primeira para conferência dos documentos e aderência às áreas de atuação da ITEC, e a segunda para a apresentação de um Pitch. E visando auxiliar os interessados em fazer parte da ITEC, a incubadora vai oferecer, gratuitamente, oficinas de elaboração do Business Model Canvas e de apresentação de Pitch para os participantes do processo seletivo, conforme descrito no edital. Os interessados no certame podem dirimir as dúvidas existentes através do telefone 3218 2191 ou pelo e-mail itec@itp.org.br



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...