Australiano Philip Marriot ministra palestra na Unit e conhece instalações da universidade

23/06/2015

O australiano Philip Marriot, especialista em química analítica da Universidade de Monash e referência mundial no método de Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente esteve na Universidade Tiradentes, na última segunda-feira, 22. Ele ministrou palestra para alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial – PBI – da Unit, sobre “Métodos de separação aplicados a amostras derivadas de biomassa”.

Pós-doutor em Química pela Universidade de Bristol, no Reino Unido e professor visitante em diversas universidades, dentre elas as de Hong Kong, China, Cingapura e Tasmânia, Philip veio a Aracaju a convite das docentes do PBI Elina Bastos Caramão e Laiza Canielas Krause, que desenvolvem pesquisas com a utilização da cromatografia. “Trabalhamos com reaproveitamento de resíduos do coco e do café, tanto na produção de biocombustíveis, como também – esse é o nosso interesse agora – na transformação em novos materiais”, comenta a professora Elina, que integra o Comitê do Ciência Sem Fronteiras e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente, ambos vinculados ao CNPq.

“Receberemos em breve um equipamento de Cromatografia Bidimensional que só existe em duas universidades no Brasil – a UFRJ e a UFRGS. A Unit será a terceira universidade no País e a primeira particular a receber este equipamento, financiado pelo CNPq e por projetos desenvolvidos em parceria com a Petrobras”, acrescenta a professora Laiza.

O professor Philip Marriot afirma que tecnologias de alta eficiência são importantes para a separação de misturas. “As principais amostras são petroquímicas e derivadas de biomassa. São amostras muito complexas e, para aproveitar de forma adequada os resíduos e aplicá-los como fonte de biomaterial é preciso saber o que está lá dentro. Sem uma excelente técnica de separação não é possível identificar”, acrescenta o pesquisador australiano.

Agenda

Além da palestra, Philip Marriot se reuniu com o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa, e visitou as instalações do Campus Aracaju Farolândia, principalmente os laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. “Este é mais um passo no caminho da internacionalização dos nossos programas Stricto sensu, especialmente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial. É uma nova parceria que iniciamos com uma universidade australiana e com este pesquisador químico de destaque internacional”, comenta a diretora de Pesquisa da Unit, professora Ester Vilas-Bôas.

O coordenador de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes, professor Matheus Batalha, também enxerga a vinda de Philip Marriot a Aracaju como uma excelente oportunidade de novas parcerias. “Estamos abrindo cada vez mais os olhos para outras oportunidades. Iniciamos a estratégia de relações internacionais pela Europa, conseguimos alcançar um objetivo grande nos Estados Unidos, com a criação do Tiradentes Institute, e está mais do que na hora de começarmos a trabalhar Ásia e Oceania. Já temos alunos na Austrália, mas era importante começarmos a firmar liames mais fortes”, analisa. (Matéria feita pela ASSCOM da UNIT)



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...