ITP desenvolve material inovador para cicatrização de feridas a partir do Barbatimão

16/03/2023
Membrana criada a partir da planta Barbatimão. Foto: Comunicação ITP.
Membrana criada a partir da planta Barbatimão. Foto: Comunicação ITP.

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) desenvolveu uma membrana que ajuda na cicatrização de feridas a partir da planta Barbatimão. O projeto, desenvolvido pela Dra. Maria Cecília Mendonça, doutora em saúde e ambiente, e pela Dra. Juliana Cordeiro Cardoso do Laboratório de Biomateriais no ITP, resultou em um produto patenteado que pode ser utilizado no tratamento de feridas crônicas, como úlceras diabéticas.

A Dra. Maria Cecília descobriu as características curativas da Barbatimão após experimentar as propriedades cicatrizantes da planta em sua própria incisão cirúrgica. “Eu fiz uma cirurgia e a minha cicatriz teve uma deiscência, ela abriu. Então uma pessoa falou dessa planta, dizendo que ela era altamente cicatrizante. Então eu trouxe essa ideia para o ITP, que foi abraçada pela Dra. Juliana Cordeiro, e nós desenvolvemos esse projeto, que é fruto do meu doutorado.”

As habilidades cicatrizantes da planta inspiraram-na a desenvolver uma membrana que promove a cicatrização e o fechamento de feridas em menos tempo, além disso, é 100% absorvida pela pele, sem necessidade de efetuar trocas, mantendo a umidade necessária que auxilia no processo cicatricial. A membrana foi desenvolvida em colaboração com a Dra. Juliana e uma equipe de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

A Dra. Juliana Cordeiro Cardoso e Dra. Maria Cecília Mendonça, mostram a membrana cicatrizante inventada a partir da planta Barbatimão.  Foto: Comunicação ITP.

O projeto recebeu o apoio da agência de inovação do ITP, que ajudou a patentear o produto e validá-lo como um material inovador de cicatrização de feridas. De acordo com a Dra. Juliana Cordeiro, o desenvolvimento da membrana foi um trabalho em conjunto, “É um trabalho árduo, que envolve instituições diferentes, envolve muitas pessoas, muitos alunos, envolve a formação de pessoas e envolve os pacientes também.”

Diretor-presidente do ITP,  Paulo do Eirado.

O diretor-presidente do ITP, Paulo do Eirado, destacou a missão do instituto de aproximar a academia, a sociedade e o mercado, com foco na pesquisa de pós-graduação,“A finalidade do nosso instituto é fazer essa aproximação, fazer uma mediação entre a sociedade, o mercado, a área produtiva de um modo geral e a academia, através especialmente da pós-graduação de stricto sensu, de forma a dar vida a essas pesquisas, trazer bem para a sociedade. Então é um trabalho que nós fazemos aqui de estar a todo instante buscando fazer a leitura das demandas e das situações problemas existentes na nossa comunidade e, paralelamente, encontrar soluções através dos nossos pesquisadores, através dos nossos pós-graduandos, de forma a trazer sempre algo brilhante, inovador, ter patente registrada, fazer tudo à luz da norma, dos protocolos corretos.”, disse.

 

 



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...