Diretoria e pesquisadores do ITP prestigiam abertura da 17ª SEMPESq

27/10/2015
Abertura da Sempesq 2015 - foto Marcelo Freitas
Abertura da Sempesq 2015 - foto Marcelo Freitas

Foi aberta oficialmente, na noite da última segunda-feira, 26 de outubro, a 17ª edição da Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes (SEMPESq/Unit), que este ano aborda o tema “Luz, Ciência, Tecnologia e Educação”. A solenidade aconteceu no auditório B do Bloco G do Campus Farolândia e foi prestigiada pela direção do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), pesquisadores da instituição e alunos.

No discurso de boas-vindas proferido, o Magnífico reitor da universidade, o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reafirmou o compromisso da Unit em fornecer uma educação de qualidade para os brasileiros. Ele falou também sobre a importância da pesquisa para a vida acadêmica e o bem-estar da sociedade, e sobre a internacionalização da universidade, que ganha ainda mais fôlego com a abertura do escritório da instituição em Boston, nos Estados Unidos.

A Semana de Pesquisa tem como objetivo principal apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral o que tem sido desenvolvido nos laboratórios existentes na Unit e prestar contas às instituições de fomento à pesquisa, como a CAPES, CNPq e FAPITEC. “Este é um momento para demonstração de resultados da pesquisa que realizamos no ITP; de prestação de contas, porque existem recursos públicos financiando muitas pesquisas, mas é também um momento de interação porque recebemos pesquisadores externos, ou seja, uma oportunidade de captar novos parceiros, novos projetos”, declarou Cleverton de Santa Rita.

Durante a solenidade de abertura também houve o lançamento da campanha “Dia Nacional da Coleta de Alimentos”, que acontece dia 7 de novembro e tem o SESC como parceiro; e a campanha “10 Medidas de Combate à Corrupção”, feita pelo Ministério Público Federal nacionalmente, e que foi apresentada pela Procuradora da República em Sergipe, Eunice Dantas. A palestra de abertura foi feita pelo professor Luiz Antônio Barreto, presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, que falou sobre “Oportunidades e limitações para a inovação científica no Brasil”.

Ao longo desta semana é esperada a participação de aproximadamente três mil pessoas nas mesas redondas, seminários de iniciação científica e de práticas investigativas, minicursos e feira científica. Para realizar a SEMPESq 2015 a UNIT contou com a parceria das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES); Fundação de Apoio à Pesquisa e à Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC); Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP); EMBRAPA, Editora Universitária Tiradentes (EDUNIT) e SEGRASE.

SOBRE LUIZ ANTÔNIO

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é doutor em Plant Physiology pela Universidade da Califórnia, onde também fez o pós-doutoramento em Biologia Molecular de Plantas. É membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2003 e da American Association for the Advancement of Science desde 1995. Atuou como: professor da UFRRJ, pesquisador da EMBRAPA, professor visitante da UCLA, secretário executivo do PADCT do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo brasileiro, e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI. Participou da estruturação da Política Nacional de Bioteconologia do Brasil, instituindo, presidindo, coordenando ou integrando diversos órgãos do governo Federal, tais como a RENORBIO, o COMCERRADO, a Rede BIONORTE e a comissão técnica Interministerial Permanente de ciência e Tecnologia na Agropecuária. (Com informações do CNPq. Fotos: Marcelo Freitas/Asscom Unit e Ascom ITP)



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...